Cogestão regional foi aprovada pelo Governo do Estado
A partir desta quinta-feira (27), os municípios do Vale do Rio Pardo poderão voltar a cumprir as regras da bandeira laranja do modelo de Distanciamento Controlado. Isso porque o plano de Cogestão proposto pela Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) foi aceito pelo Governo do Estado e já entra em vigor hoje. Com a cogestão regional aprovada, mesmo que a região de Santa Cruz volte a ser classificadas com bandeira vermelha nesta sexta-feira, seguirão valendo os efeitos de bandeira laranja.
No documento os prefeitos da região expuseram a disponibilização de leitos de UTI, a estabilização na utilização dos leitos de terapia intensiva e a mais lenta velocidade de proliferação do vírus como fatores que podem fazer com que a região se enquadre nas regras da bandeira laranja. No caso das internações em UTI, conforme dados do Governo do Estado, o Vale do Rio Pardo tem 68% de ocupação nos 9 hospitais.
Ainda pela proposta, os municípios destacam que seguirão protocolos obrigatórios como a obrigatoriedade do uso de máscaras pela população, teto de ocupação em estabelecimentos, distanciamento entre pessoas, higienização, proteção de grupos de risco no trabalho, afastamento de casos positivos ou suspeitos, cuidados no atendimento ao público, dentre outros.
Notícias relacionadas

Cinco anos depois do primeiro caso no RS, veja o histórico da pandemia em Santa Cruz
Reportagem do Grupo Arauto consultou os dados do Ministério da Saúde para detalhar a evolução do vírus em Santa Cruz do Sul

OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia

Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus

Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde