Cultura e Entretenimento

Casa das Artes Regina Simonis abre exposição sobre arte brasileira na próxima terça

Publicado em: 26 de junho de 2024 às 11:06 Atualizado em: 26 de junho de 2024 às 11:34
  • Por
    Paola Severo
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Burle Marx, Abstrato, 1982. Acrílica sobre tela – 90 cm x 94 cm | Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    "Um Olhar da Duque sobre a Arte Brasileira" terá vernissage às 19 horas e visitação gratuita até 26 de julho

    A Casa das Artes Regina Simonis abre na semana que vem em Santa Cruz do Sul uma mostra que destaca os pintores brasileiros. Promovida pela Associação Pró-Cultura e a Galeria Espaço Cultural Duque, a Exposição “Um Olhar da Duque sobre a Arte Brasileira” terá abertura na terça-feira (2), às 19 horas. A visitação gratuita poderá ser feita de 3 a 26 de julho.

    Com um rico acervo composto por obras de artistas nacionais, a Galeria e Espaço Cultural Duque trará a Santa Cruz um recorte desta coleção. O objetivo, conforme a curadora, a artista plástica Daisy Viola, é aproximar artistas e público em tempos, ideias e imagens. “Dessa maneira, buscamos propor experiências transformadoras que redimensionem e ampliem a capacidade de cada um de ver e vivenciar a arte, algo que sem dúvidas nos torna mais humanos“, disse.

    O professor de Artes Visuais e História, colecionador e sócio da Galeria Duque, Arnaldo Buss, comenta que a ideia é compartilhar um pouco de arte brasileira em mais espaços. “Nesta exposição teremos um recorte do período modernista a partir de 1920 até alguns contemporâneos, em 59 obras entre pintura e esculturas“, destaca.

    A exposição contará com obras de artistas como Emiliano Di Cavalcante, Guignard, Portinari, Pancetti, Volpi, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Carlos Vergara, Antônio Bandeira, Siron Franco, Tomie Ohtake, Carybé, Burle Marx e outros.

    Para Buss, Santa Cruz é uma cidade que forma muitos artistas, tem grande envolvimento e muitos admiradores de arte. “Nós da Galeria Duque, nos sentimos lisonjeados e honrados com o convite da exposição, uma vez que vêm ao encontro dos nossos objetivos, pois não somos uma simples galeria expositiva, e sim um espaço de Cultura, que abriga um grande acervo, recebe escolas, grupos e faz visitas guiadas“, finaliza.