Geral

Sofia Luedtke sensibiliza comunidade vera-cruzense

Publicado em: 26 de maio de 2017 às 18:15 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:04
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Reprodução
    compartilhe essa matéria

    Após diagnóstico de um tumor na cabeça, a pequena começa batalha com tratamento

    Há três semanas, a dona de casa, moradora do bairro Arco-Íris, em Vera Cruz, Rosimeri Luedtke, ao lado do marido Éder Eischstatt, recebeu uma notícia que deixou a família sem chão. Tratava-se da descoberta de um tumor na cabeça da filha Sofia, de apenas um ano e dois meses. No início, quando surgiram os sintomas, em que a menina vomitava muito, o casal acreditava que pudesse ser intolerância ao leite. No entanto, após duas internações no hospital do município, Sofia foi conduzida ao Hospital Santa Cruz.

    Lá, foi avaliada por um neurologista, que de imediato solicitou uma tomografia, diagnosticando e confirmando o tumor. Às pressas, a pequena menina foi encaminhada para o Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre. No dia 5 de maio, Sofia passou por uma cirurgia para a retirada do tumor. Com recomendações de cuidados, por se tratar de uma cirurgia delicada, hoje, ela está se recuperando bem. “O tumor era tão grande que não puderam removê-lo por completo. Ainda ficou um pouco”, conta a mãe Rosimeri. 

    Seguindo o tratamento, Sofia vai iniciar na próxima segunda-feira, dia 29, a quimioterapia. Segundo Rosimeri, serão oito meses de luta. “É muito triste ter recebido esta notícia e enfrentar agora todo o tratamento, mas pedimos para que todos rezem por ela e por sua recuperação. Estamos confiantes de que vai dar tudo certo, mesmo sabendo que será um longo tratamento”, diz Rosimeri emocionada.
    A família tem recebido o auxílio do município, que transporta mãe e filha até Porto Alegre para a realização do tratamento. Porém, a família tem custos com medicamentos, fraldas, contas da casa e apenas Éder, o pai de Sofia é quem trabalha como autônomo. Além de Sofia, o casal tem mais um filho de sete anos.

    SOLIDARIEDADE
    Após a história de Sofia chegar até a Farmácia Germânia, no bairro Arco-Íris, na qual a mãe da menina é  cliente, funcionários se comoveram e se solidarizaram com o momento delicado que a família vive e estão promovendo uma ação.

    Segundo a gerente da farmácia, Daniela Reinicke, não foram apenas os funcionários do estabelecimento comercial que se solidarizaram, mas sim toda a comunidade local, que conhece Sofia e sabe o quanto ela tem sido guerreira. “A comunidade em geral e empresários locais se sensibilizaram e ajudaram de alguma forma, com doações dos brindes a serem sorteados na ação entre amigos que organizamos”, comenta.
    O valor arrecadado com a rifa será destinado a família da pequena Sofia para os custos de despesas médicas e também compras de fraldas. “Ela poderá utilizar este valor no que precisar, pois sabemos o quanto eles precisam e quanto o tratamento é caro”, aponta Daniela. Quem tiver interesse em ajudar, pode contatar a farmácia pelo telefone (51) 3718-1221. 

    As rifas estão sendo vendidas no valor de R$ 5. “Estamos nos prontificando a levar os blocos nos locais onde há mais pessoas interessadas em ajudar”, sublinha a gerente da farmácia. “Toda ajuda é bem vinda”, completa. Aqueles que têm vontade de auxiliar terão um mês, tendo em vista que o  sorteio será realizado no dia 25 de junho. 

    JANTAR BENEFICENTE
    A solidariedade em prol de Sofia não para por aí. O projeto Bom Samaritano, da Igreja Assembleia de Deus, está organizando para o dia 7 de junho, um jantar em prol de Sofia. O evento está previsto para iniciar às 20 horas, no salão da Associação de Moradores do Bairro Arco-Íris. O valor do ingresso é de R$ 18.