NAS ESCOLAS

Santa Cruz trabalha para agilizar chamamento de professores aprovados em concurso

Publicado em: 26 de abril de 2025 às 07:18
  • Por
    Emily Lara
  • FOTO: FREEPIK/REPRODUÇÃO
    compartilhe essa matéria

    Segundo a secretária de Educação, Jane Sabin, a nomeação já deveria ter sido iniciada

    A Secretaria de Educação de Santa Cruz do Sul trabalha para acelerar o processo de chamamento dos profissionais aprovados no concurso público da área da educação. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a secretária Jane Sabin explicou que a medida busca suprir carências em escolas da rede municipal, especialmente após a saída inesperada de servidores no início do ano letivo.

    Segundo a secretária, o chamamento de novos professores já deveria ter sido iniciado. Ela apontou que o município aguarda o retorno da empresa organizadora do concurso para iniciar a identificação dos candidatos que se enquadram nas cotas étnico-raciais, conforme exige o edital. Esse processo deve começar já na próxima semana, com nomeações previstas assim que a etapa for concluída.

    Jane destacou que há necessidade de reposição de cerca de 60 profissionais, desligados após mudanças na legislação e transferências para outras cidades, como Vera Cruz, que homologou seu concurso antes do município. Atualmente, das 27 escolas da rede, 3 ainda enfrentam defasagens em disciplinas como português, matemática, educação física, informática e geografia. Apesar disso, a secretária afirmou que o quadro está 99% completo.

    “A gente conseguiu bater a meta em 99%, ficou esse 1% devedor. E isso não nos satisfaz, mas sim nos entristece, porque a nossa meta era não faltar nenhum. Mas essas demissões são coisas que fogem do nosso controle. A educação tem mais de 2 mil funcionários. Então, essa rotatividade é grande. Hoje eu posso estar com o quadro completo e amanhã alguém pedir demissão”, disse.

    Ouça a entrevista completa: