Período de instabilidades no clima deve seguir até 5 de março
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou a previsão do tempo para o período de 27 de fevereiro a 5 de março, alertando para a persistência de altas temperaturas em grande parte do estado. Desde o sábado (22), o estado tem registrado temperaturas acima da média para a estação, e essa onda de calor deve seguir intensa até, pelo menos, o dia 5 de março, com os termômetros mantendo-se elevados.
A combinação de calor extremo com alta umidade continuará gerando sensação de abafamento e desconforto térmico, impactando a rotina dos gaúchos. Além disso, a previsão indica instabilidades no clima, com a possibilidade de tempestades entre esta quinta-feira (27) e domingo (2), sendo que os maiores e mais abrangentes temporais devem ocorrer nos dois primeiros dias, enquanto no fim de semana as chuvas devem ser mais isoladas e de menor intensidade.
Na quinta-feira, a chegada de chuvas vai proporcionar uma leve queda nas temperaturas, mas ainda insuficiente para amenizar o calor intenso. Os dias mais quentes da semana devem ser a segunda-feira (3) e terça-feira (4), com máximas que podem superar os 40°C em diversas regiões, incluindo as Missões, Noroeste, Centro, Vales, Serra e na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA).
Orientações para a população durante o período de calor intenso:
- Cuide de grupos vulneráveis: Proteja crianças, idosos e animais, mantendo-os em locais frescos e bem ventilados.
- Hidrate-se: Beba água regularmente, mesmo sem sede, para evitar desidratação.
- Evite exposição direta ao sol: Se possível, fique em áreas sombreadas, especialmente entre 10h e 16h, quando a radiação solar é mais intensa.
Notícias relacionadas

Região terá chuva, sol e nova onda de frio no feriadão; confira
Previsão indica instabilidade no sábado e queda nas temperaturas; segunda-feira será de sol e clima agradável

Defesa Civil estadual passa a disponibilizar à população imagens geradas pelo radar meteorológico instalado em Porto Alegre
Medida reitera o compromisso do governo com a transparência das informações

Semana começa chuvosa, mas tempo firme deve predominar em Santa Cruz a partir de quarta-feira
Segunda-feira (7) será marcada por chuva fraca e temperaturas entre 16ºC e 22ºC

Conforme Defesa Civil, tendência é de que não ocorram enchentes no primeiro semestre deste ano
Mesmo sem previsão de desastres, órgão seguirá fazendo monitoramento constante