Mensagem do dia

Recomeçar é sempre possível: a arte de virar a página

Publicado em: 26 de fevereiro de 2024 às 08:39 Atualizado em: 18 de março de 2024 às 14:15
65f876cb3af1c.jpg
compartilhe essa matéria

Imagine que a vida é como um livro que estamos escrevendo

Disponível também em:

Imagine que a vida é como um livro que estamos escrevendo. Às vezes, a gente fica preso numa página que não nos agrada muito, achando que já escrevemos demais ou que erramos tanto que não dá mais para mudar o rumo da história. Mas a verdade é que sempre temos a chance de virar a página e começar um novo capítulo. E é sobre isso que quero conversar com você agora.
Talvez você esteja se sentindo meio parado, pensando que já perdeu tempo demais e que agora não adianta tentar mudar. Mas, olha só, essa ideia de "tempo perdido" é uma armadilha da nossa mente. A gente pensa que porque não começou antes, não vale a pena começar agora. Mas imagina só onde você pode estar daqui a um ano se começar hoje?
Agora, pensa comigo: tem alguma coisa que você tem adiado? Pode ser qualquer coisa, desde arrumar um canto da sua casa até mudar de emprego, aprender algo novo ou até mesmo começar uma dieta ou a se exercitar. A gente tem essa mania de esperar o momento perfeito, mas ele nunca chega. E sabe por quê? Porque o momento perfeito é uma ilusão. O que a gente tem de verdade é o agora.
E eu sei, começar é difícil. A gente fica cheio de dúvidas, de medos. "E se eu falhar? E se não for como eu imaginei?" Vamos mudar as perguntas… “Mas e se for melhor?” “E se me fizer mais feliz?” A verdade é que a gente nunca vai saber se não tentar. E sim, pode ser que dê errado. Mas também pode ser que dê muito certo. E mesmo que dê errado, pelo menos você tentou, aprendeu e pode tentar de novo de outra forma.
Adotar um hábito saudável, por exemplo, não é só sobre ter um corpo bonito ou viver mais. É sobre se sentir bem, ter mais energia, estar mais presente. E isso reflete em tudo na sua vida. No seu trabalho, nos seus relacionamentos, na forma como você se vê.
Então, que tal a gente fazer um trato? Vamos parar de nos sabotar e começar a dar pequenos passos em direção ao que a gente quer? Não precisa ser uma mudança gigante de uma vez só. Comece pequeno, mas comece. E, aos poucos, você vai ver que esses pequenos passos podem te levar muito longe.
Daqui a um ano, você vai olhar para trás e não vai se arrepender das coisas que tentou, mesmo que não tenham saído como esperado. O arrependimento vai ser por não ter tentado. Então, bora começar? O primeiro passo é sempre o mais difícil, mas vai valer a pena.

Autora: Cátia Kist