SANTA CRUZ

Obras do Calçadão da Floriano começam nesta segunda-feira

Publicado em: 26 de janeiro de 2025 às 14:16
  • Por
    Guilherme Bica
  • OBRAS NO CALÇADÃO DA FLORIANO COMEÇAM SEGUNDA-FEIRA | GUILHERME BICA/GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Informação foi confirmada pelo secretário municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, à Arauto News

    As obras de revitalização do Calçadão da Floriano, em Santa Cruz do Sul, terão início nesta segunda-feira (27). A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, à Arauto News. Desde a assinatura do contrato, a empresa responsável, AD Construtora e Urbanizadora Ltda, está mobilizada na contratação de mão de obra e na organização do canteiro de obras, que ficará localizado na Praça Getúlio Vargas.

    A ordem de serviço foi assinada na última quarta-feira (22), pelo prefeito Sérgio Moraes, em uma cerimônia no salão nobre do Palacinho. A primeira etapa das intervenções ocorrerá na quadra situada entre as ruas 28 de Setembro e Júlio de Castilhos. Inicialmente, estava prevista a retirada de três tipuanas para adequações de acessibilidade, mas, após revisões no projeto, as árvores serão preservadas e o desenho urbanístico adaptado.

    A assinatura, inicialmente programada para a última segunda-feira (20), foi adiada devido a questionamentos feitos pelos conselhos municipais de Meio Ambiente e de Gestão Socioambiental. O diálogo entre as partes resultou em consenso sobre a execução da primeira quadra. Já o início das obras na segunda quadra, entre a Rua Júlio de Castilhos e a Rua Ramiro Barcelos, dependerá de novos pareceres ambientais, conforme compromisso firmado pelo governo.

    Uma nova discussão entre o poder público, conselhos e empresa vai tratar da possível supressão de outras quatro tipuanas na segunda quadra, entre a Ramiro Barcelos e a Júlio de Castilhos. A decisão levará em conta questões de acessibilidade e laudos fitossanitários que apontam alto risco de queda de duas árvores. A expectativa é que uma definição ocorra dentro de 30 dias.

    Leia também