Seis unidades de saúde irão atender exclusivamente pacientes desse tipo. Confira os locais e horários
O alerta emitido pelo Governo do Estado na terça-feira (25) em relação ao aumento de casos de Covid-19 não pegou a Prefeitura de Santa Cruz do Sul de surpresa. A Administração Municipal já vinha planejando e adotando novas medidas há cerca de duas semanas como forma de combater a propagação do Coronavírus. Uma das ações preparadas pelo município já entra em vigor nesta quinta-feira (27).
Com o projeto Unidades Sentinelas, a Secretaria de Saúde estabeleceu seis unidades de saúde para atendimento exclusivo a pessoas com sintomas respiratórios. A resolução tornou-se necessária com a manutenção do quadro de aumento de casos positivos em Santa Cruz do Sul. As unidades destacadas para atender sintomáticos respiratórios são a UBS Jacob Schmidt e as ESF Faxinal, Cohab, Menino Deus, Margarida e Gaspar Bartholomay. Todas elas atenderão em horário normal, das 7h45min às 11h45min e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Conforme o coordenador adjunto da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Alexandre Butzke, a pasta já havia adotado algumas ações – uma delas foi a redução em 50% dos atendimentos eletivos em todas as unidades de saúde há duas semanas. A medida foi adotada com o intuito de evitar a circulação de pessoas e a exposição ao vírus. Para Butzke, a expectativa é que a iniciativa traga melhores resultados ao atendimento. “Acreditamos que com os Sentinelas geraremos um efeito positivo, diminuindo a procura nos pronto-atendimentos, principalmente”, declarou.
O aumento da demanda de pacientes com sintomas respiratórios também fez com que, desde a última terça-feira, a Secretaria de Saúde e o Hospital Ana Nery disponibilizassem mais um médico para atendimento no Hospitalzinho. O profissional atua no período das 10h às 22h.
Para outras demandas de saúde, como acolhimentos, vacinas e curativos, entre outros procedimentos, o cidadão deve procurar outras unidades de atendimento da rede municipal. No interior do município, as unidades manterão o atendimento a pacientes sintomáticos respiratórios.
Confira os endereços das Unidades Sentinelas:
- Atendimento de 2ª a 6ª-feira, das 7h45min às 11h45min e das 13h às 17h.
- UBS Jacob Schmidt – Rua Barrão do Arroio Grande, nº 946. Telefone: 3719-4451.
- ESF Cohab – Rua Professor Edgar Gewehr, nº 60. Telefone: 3711-4778.
- ESF Faxinal – Rua Dona Carlota, nº 548. Telefone: 3713-4507.
- ESF Gaspar Bartholomay – Rua Gaspar Bartholomay, nº 1842. Telefone: 3715-2460.
- ESF Margarida Aurora – Rua Lotário Heuser, nº 378. Telefone: 3715-2017.
- ESF Menino Deus – Rua Mario Quintana, nº 19. Telefone: 3715-1500.
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários