Doença pode causar, em meninas, câncer do colo do útero e verrugas genitais
O Centro de Atendimento de Doenças Infectocontagiosas (CADI), alerta os pais e/ou responsáveis por jovens com idade entre nove e 14 anos, para a importância da vacinação contra o HPV a partir do dia 6 de Fevereiro nos postos de saúde do município.
O HPV é um vírus que pode causar, em meninas, câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso, e a sua transmissão acontece principalmente pelo contato sexual. A vacina é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV ( 6, 11, 16 e 18). Dois deles (6 e 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (16 e 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.
Várias mudanças ocorrem a partir deste ano, agora meninos com idade de 12 a 13 anos podem receber a vacina contra o vírus. Estudos apontam que a vacinação de meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino. Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.
Outra mudança é que, a partir de 2017, meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão se vacinar. A vacinação também será estendida a homens que vivem com HIV entre nove e 26 anos. Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente. No caso desse público, o esquema vacinal é de três doses.
A vacina é segura, eficaz e a principal forma de prevenção contra o HPV. Essa imunização ajuda a prevenir o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no país. A partir deste ano, serão apenas duas doses da vacina, sendo que a segunda acontece seis meses após a primeira aplicação. Toda menina ou menino deve procurar uma Unidade de Saúde do município, acompanhados dos pais e/ou responsáveis para receber as doses de vacina. Vale lembrar que não basta tomar apenas a primeira dose. Para a prevenção acontecer, é preciso tomar as duas doses.
HPV: como era antes?
-2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos
-3 doses com intervalo de dois e seis meses para mulheres com HIV entre 9 e 26 anos
HPV: como é agora?
-2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 14 anos
-3 doses com intervalo de dois e seis meses para mulheres com HIV entre 9 e 26 anos
-2 doses com intervalo de 6 meses para meninos de 12 a 13 anos
-3 doses com intervalo de dois e seis meses para homens com HIV entre 9 e 26 anos
Notícias relacionadas

Encenação da Paixão de Cristo espera receber 3 mil fiéis em Candelária
O espetáculo inicia a partir das 09h30min desta sexta-feira

Atendendo à Amvarp, governo do RS confirma regularização de acessos na rodovia
Audiência confirmou que a obrigação no processo de regularização dos quase 2,5 mil acessos na área da duplicação da RSC-287 será do governo do Estado

Rede que vai abrir supermercados em Vera Cruz e Santa Cruz realiza Feirão de Empregos
Seleção ocorrerá na loja da Rua Assis Brasil, nº 731; veja detalhes

Servidores temporários vão atuar na reconstrução no Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul e Rio Pardo estão entre as cidades do Vale que receberão profissionais para ações de resposta às enchentes do ano passado