Verba de R$ 52 mil vai beneficiar 25 casais
As invernadas artísticas mirim e juvenil do CTG Querência da Mata, de Mato Leitão, terão em breve pilchas completas para os integrantes. A entidade tradicionalista se habilitou e conseguiu uma verba de R$ 52 mil através da Lei Aldir Blanc.
O recurso garantirá figurinos, que já estão sendo confeccionados, para 25 casais. A vice-patroa e coordenadora artística da entidade, Ângela Maria Bergenthal, destaca que o trabalho de habilitação ao edital da lei cultural começou em dezembro do ano passado. “Documentos foram encaminhados, reuniões e cursos feitos, inclusive com a participação importante da diretora cultural da Secretaria Municipal da Educação, Daniela Stöhr. Deu certo e conseguimos ser contemplados”, disse.
Para a compra das pilchas, Ângela teve a ideia de realizar um documentário, em que as vestimentas são o figurino. O material audiovisual vai contar sobre a história e como surgiu o tradicionalismo em Mato Leitão. “A apresentação das novas pilchas está prevista para fevereiro, no evento dos 25 anos do Querência da Mata. No mesmo dia, será exibido o documentário e serão realizadas apresentações das invernadas”, citou.
As invernadas artísticas no CTG Querência da Mata foram criadas no final de 2023 e o projeto conta com envolvimento do instrutor Diego Goethel. Atualmente, trinta crianças fazem parte das invernadas mirim e juvenil da entidade e a intenção é aumentar este número no próximo ano. Os ensaios ocorrem nas terças-feiras, no galpão da entidade, no Parque Municipal de Eventos, na Vila Santo Antônio.
“Temos que investir nestes pequenos, que são o futuro do tradicionalismo. Investir em cultura é investir também em saúde e educação. O projeto é para todos, independente da classe social”, completou Ângela.
O QUE É A LEI
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) já pode ser considerada a maior iniciativa voltada ao setor cultural da história do Brasil. São recursos voltados à promoção do desenvolvimento humano, social e econômico, com respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura.
QUEM FOI
Aldir Blanc Mendes foi um letrista, compositor, cronista e médico brasileiro. Abandonou a profissão de médico para tornar-se compositor, sendo considerado um dos grandes letristas da música brasileira. Em 50 anos de atividade foi autor de mais de 600 canções. Ele faleceu em 4 de maio de 2020.
Notícias relacionadas
Primeira peregrinação da 149ª Festa do Bastião ocorre nesta sexta-feira
Imagem do Santo Padroeiro vai percorrer comunidades de bairros e localidades
O presente de Fernanda e Michele tem nome: Augusto
Casal vera-cruzense terá o maior Natal de sua vida, com a doce espera do filho, que nasce em 2025, trazendo sentimento de amor que une e liberta
Os 97 Natais de dona Brunilda
Da simplicidade da sua infância, a santa-cruzense carrega a lembrança mais saudosa da reunião familiar. Hoje, se mantém participativa ao desfilar na Christkindfest
Entidades de Vale do Sol recebem recursos para qualificar estrutura
Valores serão empregados em infraestrutura ou na aquisição de instrumentos, equipamentos de som e iluminação