Cobertura Especial

Em Ferraz, a alegria do Natal passa por João

Publicado em: 25 de dezembro de 2021 às 15:06 Atualizado em: 02 de março de 2024 às 17:08
  • Por
    Rafael Henrique de Oliveira Santini da Cunha
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Carolina Almeida/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Eudes João Martin é um Papai Noel especial de Ferraz

    Eudes João, ou simplesmente João, como é, de fato, conhecido na família, pelos amigos e por toda comunidade de Ferraz, onde vive com os pais, Alcinda e Hugo Martin, é um Papai Noel especial. Especial não apenas porque tem Síndrome de Down. Especial porque para ele, ser Papai Noel é uma grande festa. Com 42 anos de vida, ele mantém o espírito juvenil e é pura empolgação quando lhe perguntam sobre ser o Bom Velhinho da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Ferraz. Ele imediatamente responde com um sonoro ho ho ho. Há pelo menos 15 anos ele vive o personagem, calculam os pais. Antes da pandemia, ele não apenas era aguardado pela criançada no culto de Ferraz, mas em localidades próximas também. No Projeto Pessoas com Deficiência, Familiares e Amigos, que existe há 18 anos, João não apenas protagoniza o Noel. Na Páscoa, deu vida ao Coelhinho. Se não bastasse isso, não pensa duas vezes em acompanhar a Juventude Evangélica de Ferraz na distribuição de doces pela estrada e em algumas propriedades. No Grupo de Canto da Comunidade em Formosa, lá está ele com seu tamborzinho, fruto das oficinas musicais que frequenta na ADAE.

    Quando se fala na necessidade de inclusão social, João é exemplo de alguém que se envolve e participa de tudo. Também por isso, provavelmente poucos o desconheçam. “O pastor Carlos Wendland viu que ele tinha vocação para isso, viver o Papai Noel”, explica a mãe, o que se confirmou ao longo destes anos todos. João se encanta com as luzes, com os enfeites e com a possibilidade de entregar presentes, especialmente aos mais pequeninos. E se um bebê chora, relatam Hugo e Alcinda, ele chega pertinho e diz: “sou eu”, para não assustar ninguém. 

    João é tão especial que nunca pediu nada, nem aos pais, nem ao Noel, nem a ninguém. “Ele só quer distribuir presente aos outros. Quer viver esta magia de ser o Noel”, revela a mãe. Não à toa que ele é a alegria e o amor da família. Motiva os pais a viverem sempre em comunidade, a serem participativos, a celebrarem a vida. “Ele traz muita felicidade para nós”, arrematam os pais do Papai Noel.