Utreia, realizada pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), ocorreu no último sábado
O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Santa Cruz do Sul realizou, no último sábado, sua Utreia Festiva Diocesana, na Paróquia São Cristóvão, em Lajeado. O evento de encontro entre membros e lideranças dos setores das 51 paróquias vinculadas à Diocese de Santa Cruz do Sul, participaram fiéis de 40 municípios dos vales do Taquari e Rio Pardo, que se uniram em um momento de renovação da fé e confraternização, organizado pelo Setor 5 do MCC, no município de Lajeado.
Para a coordenadora do Grupo Executivo Diocesano (GED) do MCC, Maria Helena Felzmann Menegat, a emoção de rever cursilhistas, que compareceram em grande número na celebração, reforça a importância do movimento. “Estamos reunidos em alegria e união com todos os setores da diocese. Confessamos que não foi um ano fácil, os eventos climáticos atingiram muitos municípios de nossa diocese, mas juntos e com a chama da esperança, nos mantemos unidos no propósito de evangelizar. Este encontro marca a união dos cursilhistas de nossa Diocese, um dia de muita alegria e comunhão”, define.
Maria Helena reforçou a importância da colaboração da equipe de cursilhistas de Lajeado, liderada por Claiton Derly Santos. “Estamos muito felizes com a organização e recepção aqui, na nossa Paróquia São Cristóvão. Ver esta igreja lotada de ‘azuizinhos’ deixa o coração alegre e cheio de esperança”, a coordenadora que aproveitou para convidar os cursilhistas a participar, no próximo dia 7 de dezembro, da assembleia geral do MCC, na Casa de Retiros Loyola, em Santa Cruz do Sul, onde ocorrerá a eleição da nova diretoria e a escolha do local da próxima Utreia Festiva Diocesana, em 2025.
Santos, que comandou a equipe para a realização do evento na Paróquia São Cristóvão, ressaltou a participação de diferentes setores – divisão dos municípios e paróquias – que participam do Movimento de Cursilhos de Cristandade, como o ponto alto do evento beneficente. “Acolhemos hoje em Lajeado, irmãs e irmãos de várias partes da nossa Diocese. É muito bom poder sentir esta motivação e a alegria dos nossos cursilhistas, vindos de diferentes partes, mas com o mesmo propósito, evangelizar e reforçar a fé do nosso povo em Jesus Cristo.”
Ao lado do celebrante, o padre Rogério Kunrath, o vigário paroquial de Encantado, padre Alcides Angonese, presidiram a santa missa. Em sua homilia, o padre Rogério destacou que o modo de vivenciar a fé em Cristo está em evangelizar e viver em família cursilhista, que, segundo ele, é um método baseado no amor, oração e solidariedade. “Se nós não formos testemunhas desta verdade de Cristo não somos dignos de ser seus discípulos e seus enviados. Como cursilhistas precisamos permitir que Ele reine em nossos corações, para que esta fé seja testemunha deste reinado”, pontua.
Após a celebração, os cursilhistas foram recepcionados no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, para o jantar de confraternização. Toda a renda arrecadada com a venda dos cartões e consumo de bebidas será revertido para a substituição do telhado da Casa de Retiros Loyola, em Santa Cruz do Sul – sede do MCC – e espaço para realização dos cursilhos e retiros espirituais promovidos pelo movimento na Diocese de Santa Cruz do Sul.
Notícias relacionadas
Por que eu escrevo?
Enquanto mastigava a dúvida que ele me serviu, entendi que a pergunta dele não era sobre o que eu faço. Era sobre o que eu amo
Por Lucas Dalfrancis
Microempreendedores de Venâncio Aires precisam regularizar pendências
Inadimplência pode levar a exclusão do Simples Nacional
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade