DA ALEMANHA AOS VALES

Grupo Arauto lança documentário sobre o legado dos imigrantes no Rio Grande do Sul

Publicado em: 25 de outubro de 2024 às 19:51 Atualizado em: 25 de outubro de 2024 às 19:56
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Evento de pré-lançamento ocorreu na noite desta sexta-feira na 39ª Oktoberfest

    Na noite desta sexta-feira (25), o Grupo Arauto de Comunicação, juntamente com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, realizou o pré-lançamento do documentário “Da Alemanha aos Vales: a história de um povo que transpassa gerações”, que conta a caminhada, o desenvolvimento e o legado dos antepassados em todo o Rio Grande do Sul. O evento, que apresentou o trailer oficial da obra, ocorreu no Espaço Arauto, durante a 39ª Oktoberfest.

    O projeto, iniciado em 2022, retrata a história dos 200 anos da Imigração Alemã no estado e os 175 em Santa Cruz do Sul. O filme começa com a chegada dos primeiros imigrantes em São Leopoldo, no Vale dos Sinos, e depois segue para os Vales do Rio Pardo e Taquari contando a história de famílias e povoados que contribuíram com o desenvolvimento de cidades e cultivaram a tradição e costumes do povo alemão.

    Segundo o jornalista Pedro Thessing, um dos responsáveis pelo projeto, a obra audiovisual apresenta o surgimento de festas e religiosidade, a música e educação, o cooperativismo dentro das comunidades, a arquitetura, o campo e as tradicionais sociedades. Além disso, retrata também o legado deixado pelos imigrantes. “Os últimos capítulos também vão mostrar esse caminho da vinda dos alemães para conhecer o que os antepassados trouxeram. O legado que a imigração alemã deixou e o legado que nós estamos deixando com o nosso trabalho agora”, explica.

    A secretária municipal de Cultura, Roberta Pereira, ressalta que para o município de Santa Cruz é muito importante apoiar um projeto que registra e deixa a disposição da comunidade um trabalho de pesquisa sobre a história dos antepassados. “Um trabalho maravilhoso de pesquisa, de história, e que vai poder ser compartilhado pelas nossas escolas e pelo mundo todo. Um trabalho que eu sei que foi puxado, mas que realmente a gente tem esse prazer, dentro da festa, de poder lançar. Então, parabenizar todos os envolvidos e dizer que o município de Santa Cruz do Sul e a Secretaria de Cultura estão sempre à disposição de todos vocês”, salienta.

    O documentário é uma edição especial oriunda de 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul e será lançado em dezembro de 2024, nos 175 anos da imigração alemã em Santa Cruz.

    O filme foi produzido pela equipe do Grupo Arauto de Comunicação: Pedro Thessing, Milena Mueller e Mariana Schneider, e contou também com a participação do professor e pesquisador Jorge Luiz da Cunha, que auxiliou na produção dos 15 primeiros episódios da série e acabou falecendo em 23 de agosto de 2024. “Nós tivemos a participação do professor Cunha, que veio a óbito por causa de uma enfermidade, mas a gente sempre o consultava pelo conhecimento dele, ele nos dava um respaldo, fazia as indicações”, conta Thesing.