A experiência vivida por uma pessoa ansiosa é a de um medo fortíssimo diante de uma situação
A experiência vivida por uma pessoa ansiosa é a de um medo fortíssimo diante de uma situação. Ter medo de determinadas situações é normal, isto é, se elas forem reais! A grande questão está aqui: o ansioso vive intensamente o medo de algo que ainda está por vir, podendo, muitas vezes, nem acontecer conforme imaginava. É o famoso sofrer por antecipação.
Por que o ansioso tem tantas reações físicas como tontura, visão borrada, nó na garganta, frio na barriga, formigamento, fadiga, palpitações, boca seca, mãos frias e úmidas, tremores, cabeça leve e pernas moles? Essas reações físicas existem no homem desde os primatas. Quando se encontrava diante de uma situação de ameaça real, o corpo reagia instantaneamente para se defender.
Um exemplo: o homem saía para caçar e ficava frente a frente com um leão; percebia, então, que poderia se tornar a refeição dele. Todo seu corpo reagia para lhe dar condições de fugir ou lutar e, isso incluía a palpitação, que é o acelerar o coração para bombear mais sangue e, assim, ter condições de correr. Já as mãos ficam frias, porque o corpo entende que não precisa de tanto sangue nas extremidades, e desse modo, diminui a vascularização para concentrar maior volume sanguíneo onde precisa, e assim por diante.
Nosso corpo é inteligente e reage conforme nossa necessidade. Tais reações são, no fundo, uma defesa do nosso organismo. A questão toda é que, para os ansiosos, essa defesa é acionada sem necessidade, porque não há perigo real. O que provoca o desconforto, então, são os momentos vividos na expectativa de um perigo imaginário.
Algo que ajudaria muito a diminuir o processo de ansiedade é diferenciar o real do imaginário. O que não é tão fácil, porque, se tem tanta força de ameaça, é porque o imaginário, no fundo, é bem real para o ansioso.
O que fazer diante dessa situação? Já tentou não valorizar seus pensamentos, os quais, normalmente, são trágicos, assim como não focar nas suas reações físicas? Sei que não é fácil, mas não custa nada tentar. Descubra-se e busque fazer coisas que gerem prazer, para não dar vazão a possíveis circunstâncias que gerem mais ansiedade.
Acalme-se. Contemple as coisas boas da vida. Reaja às circunstâncias como se não estivesse ansioso. Verifique se seus pensamentos são reais e viva com leveza, sem medo.
Vamos rezar juntos pedindo a Deus ajuda para vencer a ansiedade?
Senhor, só Tu conheces o meu coração, por isso, com fé e humildade, peço-Te a graça de aprender a lançar sobre Ti as minhas ansiedades e preocupações. Quero abandonar-me em Teus braços, confiar e aguardar serenamente a Tua ação em minha vida!
Guarda meus pensamentos, sentimentos e meus sentidos para que eu não tenha tanta preocupação.
Ajuda-me a manter minha mente centrada no que é bom para mim e para o Teu Reino. Santifica-me, para que eu possa ser uma pessoa cheia do Espírito Santo, irradiando serenidade, calma e paz!
Dá-me forças para que eu possa manter as minhas emoções e pensamentos firmes na confiança em Deus. Senhor, agradeço porque sei que estás cuidando de mim. Vou procurar seguir cada passo que me mostrares para que Teu plano se cumpra na minha vida.
Confio em Ti e em tua Palavra. Entrego-Te, neste momento, todas as minhas ansiedades e preocupações. Cura-me de toda preocupação excessiva!
Confio e espero em Ti.
Amém.