Cultura e Entretenimento

Projeto “3 cineastas, 3 décadas” terá exibições de filmes e debates em Santa Cruz

Publicado em: 25 de junho de 2024 às 09:57 Atualizado em: 25 de junho de 2024 às 11:02
  • Por
    Paola Severo
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Todos os encontros serão gratuitos e abertos ao público em geral e acontecerão no Auditório do Memorial da Unisc

    Um projeto com o objetivo de fomentar a divulgação do cinema, “3 cineastas, 3 décadas” contará com exibições e debates em Santa Cruz do Sul. Cada encontro girará em torno de um cineasta. No dia 03 de julho será exibido o filme Cléo das 5 às 7 de Agnès Varda. No dia 07 de agosto, será a vez de Wim Wenders com o filme Tóquio-Ga. E no dia 16 de setembro, será Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, de Pedro Almodóvar, seguido de debate.

    Todos os encontros serão gratuitos e abertos ao público em geral e acontecerão no Auditório do Memorial da Unisc, às 19h30. Os debates serão conduzidos por Josmar de Oliveira Reyes e Ricardo Pohlmann. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo com incentivo da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, da Secretaria Municipal de Cultura e do Governo Federal.

    O evento foca na trajetória cinematográfica de três cineastas que marcam a história do cinema europeu desde os anos 60“, explica o professor e pesquisador Josmar de Oliveira Reyes. Além da grandiosidade da carreira, cada um dos diretores sedimentou sua carreira em uma das três décadas: Agnès Varda nos anos 1960, Wim Wenders nos anos 1970 e Pedro Almodóvar nos anos 1980. Outra particularidade, trata-se de três cineastas de países diferentes: Varda é francesa, Wenders, alemão e Almodóvar, espanhol.

    Conheça os diretores:

    Agnès Varda não foi somente uma mulher fundamental para o cinema em geral, mas também foi marcante para assinalar o engajamento feminino no cinema com filmes marcados por personagens femininas ímpares. Além disso, ela é importante por ter transitado entre o cinema de ficção e o cinema documental e por ter tido uma carreira longeva. Sua trajetória se torna marcante na década de 60 e vem até recentemente com filmes como Cléo de 5 a 7 e o documentário Os Catadores e Eu.

    Wim Wenders marca uma nova geração do cinema alemão na década de 70. Ele toma uma dimensão internacional, sobretudo nos anos 80, ao receber a Palma de Ouro em Cannes por Paris, Texas e o prêmio de direção por Asas do Desejo. Ele demonstra, ao longo de sua carreira, ainda em curso, a excelência em ficção e documentário.

    Pedro Almodóvar causou um rebuliço no cinema espanhol e mundial nos anos 80. Cineasta iconoclasta, inserido na cultura LGBTQIAPN+ e que dá protagonismo às mulheres. Torna-se reconhecido no mundo inteiro no final dos anos 80 com Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos. Realizou filmes premiados como Tudo Sobre Minha Mãe, Fale com Ela e Volver. Assim como Wenders, é um diretor que continua na ativa e que tem realizado muitos filmes de impacto mundial.