Região

Santa Cruz busca referências para construção de um hospital veterinário

Publicado em: 25 de junho de 2017 às 07:40 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:35
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Para criar espaço na cidade, é esperada parceria com ONG's e Unisc

    Um passo em direção à construção do primeiro hospital público veterinário de Santa Cruz do Sul. É isso que o prefeito Telmo Kirst fez ao visitar na tarde desta sexta-feira (23), na capital catarinense, o Hospital Veterinário Florianópolis. A instituição particular é reconhecida nacionalmente como um centro de excelência em atendimento médico veterinário-hospitalar.

    Acompanhado pelos secretários de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior, e de Políticas Públicas, Edemilson Severo, o prefeito foi recebido pelo médico responsável Ewerton Cardoso. Ele percorreu todos os setores, conheceu a estrutura física e os serviços prestados. A unidade de saúde conta com profissionais especializados e disponibiliza atendimento em clínica e cirurgia geral, cardiologia, ultrassonografia, tratamento com células-tronco, hemodiálise, eletrocardiograma e tomografia computadorizada. No local são prestados cerca de 1,2 mil atendimentos por mês.

    Para construir o prédio e colocar o hospital em funcionamento em Santa Cruz do Sul – uma de suas promessas de campanha – o prefeito espera contar com a parceria das ONG's que lutam em defesa da causa animal e também da Unisc. Com relação à área para construção do prédio, ele acenou com a possibilidade de utilizar o terreno onde antigamente funcionava a Escola Murilo Braga de Carvalho. “É a área que eu gostaria, mas tudo vai depender das tratativas daqui para frente”, disse.

    Nos últimos anos, durante a gestão do prefeito Telmo Kirst, cerca de R$ 240 mil por ano são investidos no Canil Municipal. O local passou por uma ampla revitalização, recebeu novos equipamentos e conta hoje com um médico veterinário com dedicação exclusiva. Um convênio firmado com uma clínica veterinária garante a realização de cirurgias, transporte de animais e tratamentos diversos para animais abandonados e vítimas de maus-tratos. Um plantão para recolhimento de animais nessas condições também funciona de domingo a domingo.