Padaria conta com duas lojas em Santa Cruz do Sul
A Connfeipão, tradicional padaria de Santa Cruz do Sul, nasceu com Iraci Rosangela Schwengber, sócia-proprietária do empreendimento, que viu a necessidade de ter no Bairro Cohab, atualmente chamado de Bairro Independência, um padaria que distribuísse pães artesanais de diferentes tipos.
Nos anos 1990, ela trabalhava em um mercado e ouvia muitas reclamações, pois só haviam dois fornecedores de pães no bairro. Com essa oportunidade, Iraci aprendeu e começou a produzir pães artesanais no forno à lenha de sua mãe, Dona Íris, e distribuía-os de bicicleta com a ajuda de seus dois filhos, Simone Noy e Arthur Noy.
No início eram feitos pães de forma de milho e de trigo, e o empreendimento foi aumentando aos poucos o mix de produtos com cucas, ninho de abelha, bolachas, entre outros. Com o crescimento, foi possível adquirir novos equipamentos e expandir a estrutura. Em 1996, nasce então o espaço físico da padaria, na frente da casa da Dona Iraci.
“Tudo começou em 1996, em um espaço pequeno. Na verdade era nossa casa, e o jardim, na parte da frente, virou a padaria. Minha mãe começou a fazer cucas e pães caseiros no forno da minha avó. Os dias de produção eram terças, quintas e sábados. Lembro que eu e meu irmão, ainda muito pequenos, fazíamos entregas de bicicleta”, conta Simone.
“Lembro como se fosse hoje do dia que realmente conseguimos montar uma estrutura e abrimos a padaria, de fato. Quando abrimos a porta do estabelecimento a minha mãe se perguntava onde estariam os clientes, com muita preocupação”, relembra Simone.
Com o tempo, a demanda foi aumentando e fez-se necessário o aumento da mão de obra. “Felizmente as coisas foram dando certo. Tivemos que ir aumentando o espaço dentro de casa e chegou um momento onde não havia mais espaço para crescer ali naquele lugar. Tivemos que sair para morar em outra casa e todo aquele endereço virou a padaria”, conta.
Após 27 anos de existência, a padaria matriz está em atividade, desde dezembro de 2023, em novo endereço, na Avenida Independência, 1919. E em setembro de 2022, a Connfeipão inaugurou uma filial no München Open Mall, no Centro de Santa Cruz do Sul.
Simone morou 10 anos em São Paulo. Quando retornou para Santa Cruz do Sul, em 2019, se deu conta de que o empreendimento de sua mãe estava tomando um rumo diferente do que era a proposta original. “Cerca de 80% dos produtos que saiam era de prateleira, como se fosse um mercado. E eu me dei conta que essa não era a nossa proposta, a essência da minha mãe sempre foi trabalhar com os produtos de padaria mesmo, e que a gente precisava retomar isso”, salienta.
Ela lembra que foi feita uma reforma grande no prédio do empreendimento, ainda antes da mudança para a Avenida Independência, e logo em seguida teve a pandemia de Covid-19, o que prejudicou os negócios do empreendimento. “Neste momento nós nos oferecemos para ajudar as pessoas que estavam trabalhando na linha de frente no Hospital Santa Cruz, oferecendo o café da manhã de quem estivesse trabalhando. Eu ia diariamente, às 6h, levar o café de toda a equipe. Eu tenho empatia, procuro ver o lado das pessoas, então a pandemia foi desafiadora, e graças a Deus conseguimos ajudar”, lembra.
Analisando o momento da Connfeipão, Simone avalia os passos dados ao longo dos anos. “Acredito que a ida para o München foi algo para valorização da marca. A nossa ida para o espaço aumentou a noção das pessoas sobre o nosso tamanho. Nós estamos nessa caminhada há 27 anos, e vir para o novo endereço da matriz consolidada o nosso negócio, e estar aqui era também um sonho da minha mãe”. O empreendimento emprega mais de 20 pessoas. Simone explica que, para o futuro, o plano é desenvolver um negócio para expansão com franquias.