Aparelho emprestado pela Alliance One proporcionará maior agilidade
Os testes para Covid-19, que são realizados na Unisc, por meio de parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, iniciaram na última quarta-feira, 22 de abril. Para potencializar o fluxo de trabalho dos profissionais, abrindo a possibilidade de duplicar a capacidade de testagens ao dia, a Alliance One, formalizou o empréstimo de um aparelho de reação em cadeia da polimerase em tempo real (RT-PCR) que, entre outras funções, identifica o genoma do Sars-CoV-2, causador da Covid-19.
“O equipamento complementa a estrutura da Unisc, no sentido de que poderemos realizar os testes com maior agilidade. O PCR é o que aponta se a amostra do material genético analisada é positiva ou negativa para a Covid-19”, explica a diretora de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Andreia Valim. O aparelho já se encontra em uso no laboratório, que tem a expectativa de dar conta de até 100 testagens ao dia, caso haja demanda na região.
O laboratório de melhoramento genético da Alliance One, adquiriu o aparelho em 2016, para o trabalho de pesquisas em torno do tabaco, visando ampliar a eficiência no processo de seleção das plantas. Logo após sua germinação, já é possível extrair e analisar o DNA das folhas para testagem de resistência a doenças como nematoides e vírus. Identificar estas resistências quando a planta é jovem permite descartar as plantas suscetíveis, economizando tempo e recursos.
Segundo a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer “duplicar a capacidade de exames também significa proporcionar mais rapidez e dinamismo aos resultados. É um apoio significativo e uma parceria muito valorosa, em benefício de toda a região”. Durante o recebimento do equipamento, estiveram presentes o vice-reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn; e, por parte da empresa, a gerente de Assuntos Corporativos, Deise Kanitz; o melhorista de plantas, Ezequiel de Oliveira; e a supervisora de Pesquisa e Desenvolvimento, Mariana Peil da Rosa.
Como funciona o processo de testagem?
As células de todos os organismos vivos contém genoma na forma de DNA ou RNA. O genoma é uma espécie de “código de barras”, que pode ser gigantesco nos organismos superiores ou, consideravelmente simples, como é o caso de alguns vírus. O aparelho RT-PCR atua como um “leitor” deste “código de barras”, identificando mutações ou sequências específicas no genoma de cada organismo. Assim, é possível diferenciar o genoma do Sars-CoV-2 de outras cepas do coronavírus, da Influenza ou do H1N1, por exemplo.
Para a detecção da Covid-19, o método RT-PCR tem sido considerado o padrão ouro e, portanto, foi o formato aderido pela Unisc para a realização das testagens, considerando que possui plena capacidade de identificar o vírus em sua fase ativa no organismo. A grande relevância de realizar os testes para a Covid-19 em Santa Cruz do Sul, é poder isolar os pacientes infectados para impedir a propagação da doença, bem como acompanhar os casos e prevenir agravamentos. Quanto menor o tempo de espera pelos resultados, maiores são as chances de controlar a disseminação do vírus.
Cabe lembrar que em caso de sintomas da doença, como febre, tosse e dor de garganta, o paciente deve procurar o Hospital de Campanha de Santa Cruz do Sul, onde, havendo probabilidade da infecção pelo vírus, será devidamente encaminhado para testagem. As coletas de material genético para a realização do teste, são de responsabilidade do município, por meio da vigilância epidemiológica. Somente o material genético é encaminhado para análise nos laboratórios da Unisc, considerando que existem medidas de segurança e profissionais aptos para cada etapa.
Notícias relacionadas
Romaria ao Santuário de Schoenstatt espera superar 3 mil pessoas neste domingo
A saída da caminhada será às 8h30min, da frente da Catedral São João Batista, seguindo pela Rua Marechal Deodoro até a Fernando Abott
Apae Santa Cruz promove ação para realizar sonhos de Natal de seus atendidos
Comunidade pode adotar uma cartinha na recepção da instituição
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
Brasil deve ter quase 8 mil casos anuais da doença até 2025
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Evento destacou as potencialidades do Estado para avançar em parcerias com os chineses