Com foco na superação, 23ª edição do evento foi aberta oficialmente nesta terça-feira
Em clima festivo pela passagem do aniversário de 70 anos, celebrado na última semana, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) realizou a abertura oficial da Expoagro Afubra 2025, na manhã desta terça-feira (25). O ato solene, organizado em frente ao pórtico principal do parque, contou com a expressiva presença de autoridades, lideranças políticas, patrocinadores, colaboradores, expositores, agricultores, entre outros participantes.
Em seu pronunciamento, o presidente da Afubra, Marcílio Laurindo Drescher destacou a trajetória da instituição ao longo das últimas sete décadas. Criada com o propósito de defender os produtores de tabaco e a fumicultura, a entidade sempre incentivou a diversificação nas propriedades. Propósito, esse, que motivou a criação da feira. “Aqui o agro entra em sintonia. Promovemos debates amplos sobre os diferentes fatores que impactam na agricultura familiar. De tecnologias que facilitam o trabalho às que possibilitam produzir mais e melhor”. Ele ainda pontuou a necessidade de novas ações em prol dos agricultores. “Não queremos esmolas. Queremos o direito de produzir com mais segurança e estabilidade. Precisamos buscar a valorização do setor. Parte da sociedade ainda não entende o que o agro faz e como faz”. Ainda de acordo com Marcílio, nesse momento de superação, especialmente frente às adversidades climáticas, o agro será sinônimo de salvação.
Em seguida, o deputado estadual Edivilson Brum, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, destacou a importância da iniciativa. “A Expoagro Afubra é um marco no calendário de eventos do Estado e do País. É um celeiro de oportunidades e inovações no qual temos a oportunidades de celebrar a força e a resiliência da nossa gente”. De acordo com o político, no parque é possível encontrar tradição e modernidade; conhecimento e tecnologia; oportunidade e negócios. “É aqui que pulsa a força da nossa agricultura”.
Leia também
- Projeto Solo Protegido é lançado pelo SindiTabaco em parceria com a Embrapa
- Gilson Becker é eleito presidente da Amprotabaco
- Gastronomia para todos os gostos; veja opções e valores de refeições na Expoagro
- Na abertura da Expoagro Afubra, Marcílio Drescher evidencia importância do tabaco para o produtor
Representando a Câmara dos Deputados, o deputado federal Marcelo Moraes relembrou o início da trajetória da Afubra, fundada em 21 de março de 1955. “Hoje só existe diversificação nas propriedades devido ao trabalho da Afubra e do SindiTabaco”. Durante a fala, o líder político ainda citou a necessidade de se conhecer ainda mais sobre a realidade dos agricultores. “Existe uma ideia equivocada, por parte do governo federal, sobre o trabalho realizado. Aqui é o tabaco que mantém a economia forte”.
Já o prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro, citou o protagonismo da Afubra. “A história da entidade é, realmente, a história de muitas pessoas. E a força do nosso agronegócio está nas pessoas”. Além disso, o chefe do Executivo citou os desafios climáticos enfrentados em 2024, ocasionados pelas enchentes e pela estiagem. “Os últimos meses não foram para os fracos, e o apoio da entidade foi fundamental para o enfrentamento disso tudo”.
Por último, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza destacou a importância do tabaco para a economia gaúcha. “É uma produção agrícola fundamental, a segunda commodity vegetal mais exportada do Estado, perdendo apenas para a soja. São 70 mil famílias, no interior, diretamente empregadas por meio da cultura”. Ainda de acordo com ele, o cenário atual pede um olhar diferenciado por parte do governo federal. “Estamos vivendo a quarta estiagem consecutiva, intercalada por eventos ainda mais extremos, como a enchente do ano passado”.
Para o vice-governador, é extremamente necessário que todos estejam melhores preparados para enfrentar as mudanças climáticas em andamento. “Nós temos problemas severos, como o exaurimento de crédito. Precisamos de uma solução diferenciada em socorro ao agricultor. Não se trata apenas de resolver o presente, mas o nosso futuro”.
Homenagens
Durante a cerimônia de abertura, a Afubra recebeu a 56ª Medalha da Legislatura da Assembleia Legislativa, sinônimo de reconhecimento e um testemunho do compromisso que a entidade tem com valores e objetivos relevantes na área do agronegócio, bem como na qualidade das suas entregas e na sustentabilidade.
A homenagem foi entregue pela deputada estadual Kelly Moraes, proponente da honraria, ao lado de demais colegas. “São poucos os que defendem esse setor tão combatido. É isso que precisamos fazer: defender aquilo que nós sabemos que é importante para a nossa fumicultura”, afirmou em seu discurso.
Em nome do município de Rio Pardo, o prefeito Rogério Monteiro também realizou a entrega de uma placa pela passagem do 70º aniversário da Afubra à diretoria da entidade.
Notícias relacionadas

Instituto Crescer Legal participa do IV Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural
Evento teve como objetivo apresentar as iniciativas realizadas pelas entidades e empresas apoiadoras do Espaço de Inovação do Agro, na Expoagro Afubra

Eficiência e sustentabilidade na produção leiteira são destaques do Espaço Casa da Emater
São abordados temas como manejo de pastagens e bem-estar animal

Audiência pública na Expoagro discute mudanças urgentes no Proagro e securitização das dívidas rurais
Encontro reuniu representantes do setor agropecuário e lideranças políticas

Produtor destaca o papel fundamental do tabaco para sustentação econômica
Orlandino da Costa trabalha no campo há 52 anos