Itens estão espalhados em todo parque e estimulam a separação de resíduos para manter o parque limpo e o meio ambiente protegido
O lixo produzido na Expoagro Afubra tem destino correto antes mesmo da programação oficial começar. Todos os anos os esforços para separação e destinação dos materiais são priorizados dentro do parque de exposições. O coordenador pedagógico do Verde é Vida, José Leon Macedo Fernandes, ressalta que esse o trabalho acontece durante todo o ano em Rincão Del Rey, mas se intensifica nos 30 dias que antecedem a abertura dos portões e segue nas duas sementas após o evento, quando acontece a desmontagem das estruturas. Somente no ano passado, foram geradas e recolhidas 92 toneladas de resíduos durante a Expoagro Afubra.
Todo esse montante contempla lixo orgânico, reciclável e rejeito. Conforme Leon, o resíduo orgânico recolhido é direcionado para a composteira do Centro de Difusão Agropecuária (CDA) da Afubra e vira substrato para produção de mudas no próprio Viveiro Agroflorestal. Já os resíduos recicláveis juntados são destinados para a reciclagem na Cooperativa de Catadores de Rio Pardo, que todos os anos tem sido parceira da Expoagro Afubra. O rejeito é armazenado em papa entulhos e recolhido por uma empresa especializada. “O Verde é Vida trabalha com a conscientização ambiental, por isso nossa preocupação começa em casa”, explica.
Expositores e visitantes da Expoagro Afubra encontram lixeiras espalhadas em todo parque para depositar seus rejeitos. Para Leon, é fundamental que as pessoas descartem seu lixo nos lugares corretos: as lixeiras marrons são para o lixo orgânico e as laranjas para o lixo seco. A organização destaca que são 200 tonéis identificados e espalhados pelo parque, além de outras 100 lixeiras fixas de concreto. Leon reforça que também há conjuntos de seis latões para coleta seletivas completa em pontos estratégicos, nas cores verde, amarelo, laranja, marrom e cinza. “Contamos com a colaboração de todos para manter o parque limpo e o meio ambiente protegido.”
Separe seu lixo
- LIXEIRA MARROM: lixo orgânico
LIXEIRA LARANJA: lixo seco
OUTRAS CORES: papel na lixeira azul; vidro na lixeira verde; plástico na lixeira vermelha; metal na lixeira amarela, e não recicláveis na lixeira cinza.
Notícias relacionadas

Instituto Crescer Legal participa do IV Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural
Evento teve como objetivo apresentar as iniciativas realizadas pelas entidades e empresas apoiadoras do Espaço de Inovação do Agro, na Expoagro Afubra

Eficiência e sustentabilidade na produção leiteira são destaques do Espaço Casa da Emater
São abordados temas como manejo de pastagens e bem-estar animal

Audiência pública na Expoagro discute mudanças urgentes no Proagro e securitização das dívidas rurais
Encontro reuniu representantes do setor agropecuário e lideranças políticas

Produtor destaca o papel fundamental do tabaco para sustentação econômica
Orlandino da Costa trabalha no campo há 52 anos