Privatização da rodovia garantirá antigo sonho da comunidade
O governador Eduardo Leite confirmou nesta segunda-feira (25) a duplicação da RSC-287, do trecho entre Tabaí e Santa Maria. O anúncio foi feito durante divulgação do RS Parcerias, que prevê concessões como parcerias público-privadas (PPPs). A duplicação da rodovia era aguardada pela comunidade e entidades do Vale do Rio Pardo. Desde 2017, o assunto era pauta e até deu origem ao movimento #Duplica287.
O projeto de privatização da RSC-287 inclui a duplicação dos trechos urbanos em cinco anos e a extensão total em 11 anos. Serão investidos R$ 2,2 bilhões. Conforme o estudo de concessão, o teto do valor para os pedágios ficaria em R$ 5,90. Agora, o projeto será discutido em consulta pública durante 30 dias, para só depois o edital ser divulgado, o que está previsto para o segundo semestre.
A cerimônia, realizada no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, foi acompanhada por representantes do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede VRP), da Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI), Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), do movimento #Duplica287 e empresários de diversos municípios, como Santa Cruz, Venâncio Aires, Candelária, Vera Cruz e Vale do Sol.
Com a divulgação do estudo do plano de concessão, agora a expectativa se concentra na publicação do edital. Até lá, o movimento da comunidade do Vale do Rio Pardo, em prol da sonhada duplicação, não para. É o que garante Lucas Rubinger, presidente da ACI. Segundo ele, o pleito só termina no momento em que uma empresa ganhar a concessão.
E as ações do movimento #Duplica287 não foram apenas valorizadas pela comunidade do Vale do Rio Pardo. Juvir Costella, secretário dos Transportes, elogiou em sua fala o projeto e salientou a importância da participação da comunidade e entidades na busca da realização de um sonho.
Valores do pedágio
Depois da publicação do edital de concessão, o Governo do Estado se baseará em quem adotar os menores valores de cobrança para as praças de pedágio. Conforme o governador Eduardo Leite, é preciso competitividade. "Queremos as obras com o menor custo para os usuários. Vamos proporcionar para o Estado a duplicação, prioritariamente nas áreas urbanas", destaca.
LEIA: Com a privatização, RSC-287 ganhará três novos pedágios
A concessão da RSC-287 para a iniciativa privada deve durar 30 anos.
Notícias relacionadas
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina