2º BPM, que também atende Pantano Grande e Encruzilhada do Sul, inaugurou a sala de comando de videomonitoramento
Rio Pardo, Pantano Grande e Encruzilhada do Sul passam a contar com reforço na segurança pública. O 2º Batalhão de Polícia Militar, que atende os municípios, inaugurou na manhã desta terça-feira (25) a sala de comando de videomonitoramento e o cercamento eletrônico. Os aparelhos ficam instalados em ruas, avenidas e rodovias e permitem rastrear os deslocamentos para localizar eventuais criminosos em fuga, por exemplo.
Comandante do 2º BPM, o tenente-coronel Cássio Conzatti explicou que o sistema de videomonitoramento serve como uma ferramenta no combate à criminalidade e auxilia na rotina diária das equipes que circulam pelas ruas. “Hoje, em Rio Pardo, nenhum veículo entra ou sai sem ser monitorado. O sistema, além de prevenir delitos, tem sido crucial para a identificação e prisão de criminosos, graças à captura das imagens”, disse o tenente-coronel.
A tecnologia também ajuda a diminuir os efeitos da escassez de efetivo que tem sido observada em grande parte dos municípios gaúchos. Com a crise financeira enfrentada pelo Rio Grande do Sul, o número de policiais é considerado baixo para as demandas da comunidade. “Nos anos 80, a Brigada tinha quase o dobro de efetivo, mas com a utilização de tecnologias, como câmeras e drones, conseguimos prestar um serviço de qualidade que, muitas vezes, pode até superar a eficiência do passado”, afirmou.
O prefeito Rogério Monteiro esteve presente no evento e destacou que a Administração Municipal tem sido parceira das forças de segurança. O investimento contempla a ampliação do cercamento eletrônico, que agora cobre as entradas e saídas da cidade. “São sete pontos de cercamento eletrônico em pontos estratégicos, que complementam o monitoramento feito pelas câmeras. O objetivo é melhorar ainda mais a segurança e dar mais tranquilidade para a população”, explicou o chefe do Executivo.
O gestor da Cidade Histórica reforçou que o investimento total é de pouco mais de R$ 2 milhões. “Quando falamos em cidade inteligente, estamos falando de tecnologia para melhorar a segurança. Esse projeto é uma prova de que a tecnologia pode ser uma grande aliada do poder público no combate à criminalidade”, expressou. Além das câmeras e do cercamento eletrônico, o município tem investido na revitalização de espaços públicos e na melhoria da iluminação, o que, segundo o prefeito, contribui diretamente para a segurança.
Notícias relacionadas

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Venâncio Aires
Indivíduo foi abordado pelo Batalhão Rodoviário da Brigada Militar na RSC-287

Brigada Militar prende foragido que aguardava em fila para voar de balão em Santa Cruz
Homem localizado no Parque da Oktoberfest tinha ordem judicial em aberto pela comarca de Cachoeira do Sul, e foi reconhecido por policial de folga

Foragido é recapturado pela Brigada Militar de Rio Pardo
Após procedimentos legais, ele foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul

Homem é preso por furto a estabelecimento comercial em Santa Cruz
Caso foi registrado na Delegacia de Polícia