O governador em exercício reuniu-se com o secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo, nesta terça
O governador do Estado em exercício, Gabriel Souza, que cumpre uma série de agendas em Brasília nesta terça-feira (25), se reuniu com o secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo, para tratar sobre a situação das moradias para os atingidos pelas cheias no Rio Grande do Sul. A secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, e o secretário-adjunto, Bruno Silveira, também participaram do encontro.
Gabriel Souza falou sobre as ações do governo do Estado, que trabalha com diferentes medidas para realocar os atingidos pelas cheias. Para o governador em exercício, a prioridade é realocar as famílias que ainda estão em abrigos. “A prioridade máxima são essas pessoas. Então a gente estabeleceu uma governança que vai envolver os municípios, a Caixa Econômica Federal, o governo estadual e o governo federal, a fim de que possamos entender como colaborar para diminuir o tempo entre a demanda da casa para a entrega das chaves”, explicou Gabriel.
Até agora, o governo do Estado já entregou 332 moradias temporárias em Arroio do Meio, Encantado, Cruzeiro do Sul, Estrela, Triunfo, Rio Pardo e São Jerônimo. Em Porto Alegre e Canoas, as casas estão sendo instaladas e serão destinadas aos abrigados dos Centros Humanitários de Acolhimento, que ainda mantêm mais de 600 pessoas nas duas unidades. Eldorado do Sul, uma das cidades mais afetadas, também receberá 125 unidades habitacionais. Além das casas temporárias, o Aluguel Social e a Estadia Solidária também são soluções oferecidas pelo governo do Estado, que já repassou R$ 37 milhões para os municípios a fim de subsidiar os programas.
Danielle Calazans avaliou que a reunião foi importante para tratar sobre o controle dos cadastros das famílias que serão beneficiadas e agilizar as medidas para o tema. “Essa governança entre os entes envolvidos vai fazer com que a gente consiga acompanhar de forma mais efetiva e destravar principalmente a questão da compra assistida que a gente sabe que tem uma entrega mais rápida para a população”, avaliou a secretária.
Ao final da reunião, o secretário nacional de Habitação foi convidado para uma reunião presencial no Estado. O encontro deverá ocorrer na primeira quinzena de março. O objetivo é reunir os entes envolvidos para encaminhar as soluções a curto prazo.
Notícias relacionadas

Neuropsicóloga compartilha experiência em palestra sobre autismo
Evento, que ocorre na próxima quarta-feira, no Auditório Memorial da Unisc, é gratuito

Parque da Cruz recebe 15ª Caminhada da Paixão de Cristo nesta sexta
Os participantes percorrerão estações que simbolizam a Via Sacra durante um percurso de 4,5 quilômetros

Do tempo da casquinha que quebrava
Lembro como se fosse hoje da dificuldade que tive em encontrar, certa feita, meu ninho escondido num milharal. Acho até que mais legal do que o chocolate que estava dentro era a tarefa da caça ao tesouro

Direto ao Ponto – Anderson Dick, CEO e Fundador da FuelTech
Estratégia adotada para driblar tarifaço de Donald Trump nos Estados Unidos