Evento tem previsão de início para às 20h, no Centro de Santa Cruz
Que o Calçadão da Floriano virou palco para grandes desfiles e apresentações, ninguém duvida. Quem prestigia, aprova, e os protagonistas, também. E o SantaFolia deste ano não poderia ficar de fora. Após o sucesso da passagem do trio elétrico no último fim de semana, é neste sábado (25), que as cinco Escolas de Samba da cidade estão se preparando para exibir um espetáculo que promete encantar o público. E tudo começa às 20h.
De acordo com o secretário Municipal de Cultura, Marcelo Corá, cada escola terá 40 minutos para sua apresentação, que ocorrerá entre as ruas contempladas pelo Calçadão, iniciando na 28 de Setembro até a Galvão Costa, na altura do Monumento ao Imigrante.
A prefeita Helena Hermany destacou a relevância de se trazer o evento para o centro da cidade. “Nada é mais simbólico do que levar para a nossa Floriano a beleza e a alegria do carnaval. A população gosta de prestigiar desfiles e o Calçadão ficou apropriado para receber grandes eventos. Esperamos que toda a comunidade prestigie e confraternize com nossos carnavalescos”, afirmou.
Os preparativos para essa festa estão mobilizando os carnavalescos de todas as escolas. Confira, em cada uma delas, o que vão levar para a avenida, ou melhor, para o já consolidado Calçadão da Floriano.
Império da Zona Norte
Comandada pela presidente Marli Câmara, a Império da Zona Norte levará para o desfile seis alas e cerca de 130 componentes. O samba-enredo vai tratar do amor pela escola Império e foi composto pelo músico Bako Lopes. A Império foi campeã do carnaval de Santa Cruz por sete vezes consecutivas. As cores da escola são o azul, preto e prata, e os símbolos são o Falcão e a Coroa. “Vamos exaltar todo nosso amor pela Império, com muita alegria, samba e expectativa de desfilar na Floriano”, disse Marli.
Unidos de Santa Cruz
Comandada pela presidente Fernanda Cristina dos Santos, a Unidos de Santa Cruz levará para o desfile cinco alas e cerca de 120 componentes. O samba enredo faz uma homenagem à Oktoberfest e ao Enart, que são festas já tradicionais no município. Para o desfile, a escola fez parceria com CTGs e o grupo de dança germânico Oktobertanz. Uma das novidades neste ano é a ala da Diversidade, composta por ativistas LGBT e simpatizantes. A escola já conquistou o carnaval de Santa Cruz em duas ocasiões. Fundada em 1991, as cores são o azul, amarelo e vermelho e tem o leão como símbolo. “A Floriano dá muita visibilidade aos eventos. E a partir desta ideia, a sociedade vai ter um novo olhar sobre o carnaval. Estamos indo como se tivéssemos competindo, porque queremos fazer um bom espetáculo”, disse Fernanda.
Imperatriz do Sol
Comandada pelo presidente Cristiano Calisto, a Imperatriz do Sol levará para o desfile seis alas com 180 componentes. O samba -enredo traz como tema “Imperatriz Canta e Exalta a Comunidade do Leão”. A escola já conquistou o carnaval de Santa Cruz nove vezes, foi fundada em 1995 e é representada pelas cores vermelha, branca, prata e dourada, e tem o leão como símbolo. “Este ano faremos uma homenagem para a comunidade. Estamos fazendo uma repaginação, mas é um samba que toda a comunidade canta. Levar o desfile para a Marechal Floriano significa dar mais acesso para o povo prestigiar, e esse incentivo proporciona a visibilidade que a festa merece”, disse Calisto.
Imperadores do Ritmo
Comandada pelo presidente Edinei Martins, a Imperadores do Ritmo levará para o desfile seis alas e 120 componentes. O samba-enredo deste ano é “Felis Silvestris Catus, a magia dos animais”, e trata a história do gato, fazendo alusão ao cuidado com os animais. As cores da escola são o vermelho e o branco e tem como símbolo a Coroa Imperial. “É um ano de retomada e estamos bem otimistas quanto ao sucesso do desfile. Esperamos que seja um evento de muita alegria e com certeza será grandioso para todas as escolas”, disse Martins. A escola já conquistou quatro vice-campeonatos de carnaval em Santa Cruz.
Acadêmicos do União
Comandada pela presidente Marta Nunes, a Acadêmicos do União, conhecida como Uniãozinho, foi fundada em 1972, na época como bloco de carnaval. Em 2023, a Sociedade União completa um século de atividade. No desfile deste ano, a escola traz como tema no samba-enredo “Seu povo, sua história, a resistência centenária” e terá 120 componentes. Campeã em 2016, a escola já soma mais de vinte conquistas no carnaval de Santa Cruz. As cores da escola são azul e branco e o símbolo é a águia. “Santa Cruz merece um bom espetáculo e convidamos toda comunidade para prestigiar este grande evento”. disse Marta.
Notícias relacionadas
Aberto o Natal da FelizCidade em Vera Cruz
Programação iniciou na noite deste domingo com Desfile Show da Acisa
Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz
Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade
Papai Noel dos Correios: Rio Grande do Sul ainda tem cartinhas aguardando adoção
Em Santa Cruz, a adoção das cartinhas pode ser feita na agência central do município
Natal Encantado toma conta de Santa Cruz na Christkindfest 2024
Evento natalino vai contar com espetáculos, desfiles temáticos e atrações culturais de 4 a 22 de dezembro