Segundo João Corim, foram instaladas comportas e fechados os registros no local
Após semanas de reclamações sobre a água fornecida aos moradores de Santa Cruz do Sul, a Corsan/Aegea anunciou que a situação está sob controle. Segundo a companhia, o problema foi resolvido com a suspensão da captação do Lago Dourado, principal fonte de abastecimento da cidade, onde foram instaladas comportas e fechados os registros.
Em entrevista ao Grupo Arauto, o gestor de Relações Institucionais da Corsan/Aegea, João Corim, explicou que, para garantir o abastecimento da população, a companhia tem captado água somente do Rio Pardinho e dos 15 poços espalhados pela cidade.
Para combater a proliferação das algas no Lago Dourado, identificada como a principal causa do problema, a companhia adotou várias medidas, incluindo a utilização de um mineral específico e a instalação de um equipamento de ultrassom. Corim afirmou que toda a equipe da Corsan está realizando esforços para manter o abastecimento regular da cidade.
Além das ações emergenciais, o gestor afirmou que está acontecendo um monitoramento constante no Lago Dourado, com coletas rotineiras, onde está sendo possível ver a proliferação das algas diminuindo consideravelmente. Segundo Corim, após o pico entre os dias 25 e 27 de novembro, a situação tem se normalizado. “Nós acreditamos que ainda neste ano vamos conseguir captar água no Lago Dourado, tratar e distribuir para a comunidade de Santa Cruz”, disse.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas
Em Santa Cruz, 4% das crianças que nasceram no ano têm pais ausentes
Informações são do Portal da Transparência do Registro Civil da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais
Um Sonho de Natal
Sonhos são únicos. Não dá para transferir. O que é pequeno para mim pode ser gigantesco para quem eu amo, e tudo bem
Por Lucas Dalfrancis
Recuperação da ERS-409 será feita no primeiro semestre
Rodovia, que é uma das principais ligações entre Vera Cruz e Santa Cruz, receberá obras a partir de recursos de emenda
Verão com ares de inverno? Vem ou não vem seca? Saiba o que esperar da estação do calor
Agrometeorologista Marcelino Hoppe destaca características do clima e se o fenômeno La Niña deverá causar dor de cabeça