Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Apae Santa Cruz: 60 anos de atenção e acolhimento à pessoa com deficiência

    Publicado em: 24 de novembro de 2023 às 11:30 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 17:26
    compartilhe essa matéria

    Entidade atua nas áreas de saúde, assistência social e educação, prestando serviços e apoio na busca dos direitos básicos e inclusão social

    Neste sábado (25), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul completa 60 anos de atenção e acolhimento à pessoa com deficiência intelectual ou múltipla. A entidade atua nas áreas de saúde, assistência social e educação, prestando serviços e apoio na busca dos direitos básicos e inclusão social da pessoa com deficiência. 

    A Apae de Santa Cruz foi fundada em 25 de novembro de 1963, pela professora Elisa Gil Borowski. A mulher tinha uma filha com deficiência e percebia diariamente a falta de atendimento e acolhimento para as pessoas com deficiência na região.  

    A educadora decidiu então se mudar para a cidade de Porto Alegre, onde permaneceu trabalhando durante um ano na Apae da Capital, para conhecer e entender como funcionava a entidade. Quando retornou para Santa Cruz, procurou voluntários e colaboradores para dar início ao processo e, em seguida, formou a primeira sala com 12 alunos, em uma antiga Casa Paroquial, espaço emprestado pela comunidade Católica. 

    De acordo com Elusa Morsch, ex-presidente da Apae e filha da fundadora, na época o preconceito era muito grande. Ela destaca que foi feito um trabalho de divulgação muito forte para disseminar informações na comunidade e, assim, os pais se sentirem confortáveis em levar os filhos na entidade. 

    Atualmente, a asssociação fica localizada na Rua Félix Hoppe, número 53, no Centro e conta com 69 colaboradores e 36 voluntários. A entidade também realiza eventos e ações junto à comunidade, com o propósito de convidar a população a conhecer a realidade das pessoas que frequentam o espaço e aproximar este convívio. 

    São 475 pessoas atendidas, entre crianças, jovens e adultos, dos municípios de Santa Cruz, Vera Cruz, Sinimbu, Herveiras e Vale do Sol. A Clínica da Apae oferece serviços especializados de fisioterapia, psicologia, neurologia, serviço social, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e estimulação precoce. Na área educacional, na Escola de Educação Especial Interativa, os alunos, além de receberem a escolarização inicial, são assistidos por inúmeros projetos multidisciplinares como música, dança, esportes e educação ambiental.

    A entidade vai realizar, no dia 8 de dezembro, um Jantar Baile em comemoração aos seus 60 anos de história. O evento ocorre a partir das 20h, no salão de eventos da Paróquia Ressureição, que fica localizada na Rua Andrade Neves, número 20, no Bairro Universitário, em Santa Cruz. 

    Na oportunidade, serão homenageados os ex-presidentes da Apae, que se empenharam e dedicaram na construção da entidade. “Toda homenagem a esses voluntários, presidentes que se doaram com tanto carinho. Os familiares de pessoas que já não estão entre nós também foram convidados, para eles serem lembrados. Ser presidente da Apae é uma doação, algo que fica marcado para sempre na vida, é uma vocação”, disse a presidente da associação, Maribel de Souza Dockhorn. 

    O menu terá assinatura de Luis Bublitz e animação será por conta da N’Band. Os ingressos podem ser adquiridos com a Diretoria Social ou diretamente na Apae, no valor de R$ 120. Mais informações podem ser consultadas pelo número (51) 3711-3098.  

    Quem tiver interesse em ajudar na causa da Apae, pode entrar em contato pelos números (51) 9 8600-9387 e (51) 9 86009386. Mais informações podem ser adquiridas através do site da Apae Santa Cruz ou na conta @apaesantacruzdosul, no Instagram.