A operação percorreu 75 municípios e 558 pontos de venda
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou, por meio de seus órgãos delegados nos estados, a operação “Cesta Básica”, com o objetivo de verificar a conformidade dos produtos da cesta básica em relação ao peso e quantidade declarada nas embalagens, garantindo que o consumidor receba exatamente o que está sendo oferecido nos rótulos. A ação ocorreu entre os dias 1º e 15 de outubro.
A operação, coordenada pelo Inmetro, percorreu 75 municípios e 558 pontos de venda, como supermercados, pequenos comércios e mercados atacadistas. Ao todo, foram realizadas 11.400 ações de fiscalização, nas quais mais de 26 mil produtos da cesta básica foram verificados, incluindo alimentos como arroz, feijão, açúcar, café e óleo, além de itens de higiene pessoal e limpeza, como sabão, creme dental e água sanitária.
A ação de fiscalização assegura que as informações presentes nas embalagens dos produtos, como peso e volume, sejam verdadeiros e condizentes com o conteúdo real. “Essa medida é essencial para manter a confiança do consumidor e garantir uma concorrência justa entre o comércio, além de proteger a economia das famílias brasileiras. É importante que o consumidor saiba que o peso e a quantidade declarados nas embalagens correspondem ao que ele está, de fato, comprando”, destacou Marcelo Morais, diretor de Metrologia Legal (Dimel) do Inmetro.
Além da verificação quantitativa dos produtos, a operação também buscou combater possíveis práticas abusivas, como o uso de embalagens maiores do que o necessário para dar a impressão de mais conteúdo.
Irregularidades
Durante as inspeções, 259 marcas foram analisadas, e, com base nas irregularidades encontradas, 130 autos de infração foram emitidos. As irregularidades mais comuns envolviam a divergência entre o peso líquido declarado e o real, além de falhas na rotulagem, o que pode induzir o consumidor a erro.
Ao garantir que os produtos estejam de acordo com as exigências legais, o Inmetro colabora não só com a defesa dos direitos do consumidor, mas também com o equilíbrio das relações de consumo, evitando práticas desleais no mercado.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, destacou a importância da operação: “com a operação Cesta Básica, o Inmetro reforça sua missão de promover a confiança nas relações de consumo, assegurando que as famílias tenham acesso a produtos em conformidade com as normas metrológicas, e que o mercado funcione de forma justa para todos”.
Denuncie
Consumidores que identificarem irregularidades podem denunciá-las à Ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800 285 1818 (disponível apenas para telefones fixos), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 min, ou pelo site da Ouvidoria: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria.
Notícias relacionadas
Consumidores do Vale do Rio Pardo podem colocar contas em dia com o Super Feirão Zero Dívida
Campanha acontece de 25 a 30 de novembro, em prol do combate à inadimplência no estado
Percentual de famílias endividadas apresenta quinta alta consecutiva
Apesar da alta no percentual de endividados, pesquisa mostra que indicadores de inadimplência recuaram na passagem do mês
Para 2025, Venâncio Aires terá mais de R$ 440 milhões de orçamento
Projeção orçamentária foi apresentada pela Secretaria da Fazenda
Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
Projeção de expansão da economia está em 3,1% este ano