Esportes

Duane brilha e Ceisc União Corinthians vence clássico contra o Caxias pelo NBB

Publicado em: 24 de outubro de 2024 às 07:15
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • FOTO: Vinícius Molz Schubert
    compartilhe essa matéria

    Norte-americano anotou 37 pontos e foi decisivo no fim

    A noite em Caxias do Sul foi The Rock. Com uma atuação de gala de Duane Johnson, o Ceisc União Corinthians venceu o clássico gaúcho contra o Caxias Basquete e subiu na tabela do Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/2025. A vitória veio por 77×89 (18×23;20×25;13×20;26×21). Agora, depois de duas vitórias seguidas fora de casa, o próximo compromisso é no Arnão. Dia 2 de novembro, o UniCo recebe o Pato Basquete, no primeiro jogo em casa da temporada.

    Vezaro, Machuca, Duane, Pedro Nunes e Dikembe iniciaram como titulares. Duane anotou incríveis 37 pontos, além de sete rebotes e quatro assistências. Destaque também para o pivô Dikembe, com um duplo-duplo, 10 pontos e 10 rebotes. Do Caxias o melhor foi Betinho, com 20 pontos.

    Os primeiros minutos de jogo foram do Ceisc União Corinthians. Jogando com intensidade na defesa e no ataque e com um bom trabalho coletivo, a equipe contou com uma sequência de pontos da dupla Duane e Dikembe para abrir margem de frente. O Caxias, que parava o ataque do UniCo na base da falta, conseguiu melhorar após trocas no time e faltando 4’17 virou o marcador. Daí até o fim do quarto, o jogo foi muito disputado. A maior efetividade no ataque foi o que fez a equipe santa-cruzense terminar na frente: 18×23.

    O segundo período começou com o primeiro terminou: equilibrado. Porém, a arbitragem marcou cinco faltas, estourando o limite do UniCo em apenas três minutos. A situação colocou o Caxias na zona do lance livre. Com um bom aproveitamento, o time da casa conseguiu abrir vantagem nos primeiros cinco minutos jogados, aliado também à vantagem nos rebotes. Daí Rodrigo Silva pediu tempo e mexeu peças. Duas boas infiltradas de Duane devolveram a equipe de Santa Cruz pro jogo. E não demorou muito para a virada vir, com direito a uma bela bola da zona morta do sniper Vezaro. E ele tinha mais uma guardada para o estourar do cronômetro: 38×48.

    Um grande trabalho de defesa, com direito a toco de Vezaro, e uma alta efetividade no ataque fizeram o UniCo abrir uma corrida de 0-8 nos primeiros três minutos do terceiro quarto. O time da serra até conseguiu melhorar, mas não o suficiente para parar a noite mágica de Duane. E na defesa, o forte trabalho oriundo dos treinamentos, forçando o adversário ao erro, fez valer a vantagem ao fim do quarto: 51×68.

    Nos primeiros minutos do último quarto foi a vez do Caxias abrir corrida. O time da Serra teve vantagem nos rebotes ofensivos e assim conseguiu diminuir a vantagem. E seguiram melhor no decorrer do período, apostando nos chutes do perímetro. Já o Ceisc União Corinthians optava nas jogadas com o inspirado Duane. Dos minutos finais até o fim, o jogo ficou lá e cá, mas no fim a vitória, a segunda seguida fora de casa, foi do UniCo: 77×89.