Presidente da instituição, Heitor Álvaro Petry afirma que cooperativa vai muito além da questão financeira
Com princípios que vão além da questão financeira, o Sicredi Vale do Rio Pardo comemora 105 anos de atuação na região. Um evento realizado na noite desta terça-feira (24) foi momento de valorizar a história e prospectar o futuro seguindo as convicções dos fundadores.
O presidente da instituição, Heitor Álvaro Petry, destaca que em 105 anos o Sicredi trabalha com foco na contribuição social, agrícola e educacional. “Nós sempre focamos nos dois pilares. A parte econômica, que é o mundo dos negócios que gera resultado, e cuja o resultado sempre retorna para o associado e para a sociedade, em termos de valores ou em ações sociais. Isso tem marcado a história da cooperativa”, explica.
Relembrando o início, Petry conta que a cooperativa começou com o propósito de atender extremas carências dos associados. Atualmente, ele ressalta que o Sicredi continua acolhendo essas necessidades, mas não pensando no extremo, e sim oferecendo produtos e serviços que possam ajudar o membro da instituição a se desenvolver e gerar resultado econômico. “Mas a gente tem certeza que existia um ideal. O ideal era gerar prosperidade. E esse ideal permanece hoje, nesse propósito de gerar prosperidade, pensando claramente que isso são questões relacionadas à solidariedade, à justiça, à paz social. Quando as pessoas prosperam, quando as pessoas estão suprindo suas necessidades, isso remete para a paz social também”, afirma.
Segundo o presidente, o Sicredi teve um forte compromisso na reconstrução dos municípios atingidos na enchente deste ano, com R$ 90 milhões já alocados. Na área de atuação da cooperativa, foram 2.775 associados afetados pelas cheias. “É da essência do cooperativismo a atuação em momentos de crise”, expressa.
E para continuar fortalecendo sua presença na comunidade, o Sicredi se prepara para inaugurar sua nova agência no município. Em 14 de dezembro, dentro da programação dos 200 anos da Imigração Alemã, ocorre a abertura da nova unidade em Linha Santa Cruz.
Participaram da apresentação de números e ações da cooperativa na região, além do presidente Heitor Petry, o diretor Executivo, Márcio Algayer;
a diretora de Operações, Daniele Mann; e o coordenador de Cooperativismo e Sustentabilidade, Marco Antônio da Rocha.
Empurrão para continuar
A jovem agricultora Lidiane Frantz, de Linha Andrade Neves, Santa Cruz, participou do evento e compartilhou seu relato após o auxílio da cooperativa com a doação de mudas para os feirantes, em decorrência da enchente de maio. Lidiane integra a Associação de Feirantes de Santa Cruz e comercializa na feira de Monte Alverne. Ela relatou que nas feiras havia escasso alimento após a chuvarada. E o Sicredi doou mudas e com incentivo da família, a jovem cultivou alimentos. Foi o que propiciou a retomada, fortaleceu as feiras, as comunidades, quem adquiriu também, os municípios como um todo, relatou. “Foi um empurrão dado para a gente continuar”, frisou.
Notícias relacionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min