Presidente da instituição, Heitor Álvaro Petry afirma que cooperativa vai muito além da questão financeira
Com princípios que vão além da questão financeira, o Sicredi Vale do Rio Pardo comemora 105 anos de atuação na região. Um evento realizado na noite desta terça-feira (24) foi momento de valorizar a história e prospectar o futuro seguindo as convicções dos fundadores.
O presidente da instituição, Heitor Álvaro Petry, destaca que em 105 anos o Sicredi trabalha com foco na contribuição social, agrícola e educacional. “Nós sempre focamos nos dois pilares. A parte econômica, que é o mundo dos negócios que gera resultado, e cuja o resultado sempre retorna para o associado e para a sociedade, em termos de valores ou em ações sociais. Isso tem marcado a história da cooperativa”, explica.
Relembrando o início, Petry conta que a cooperativa começou com o propósito de atender extremas carências dos associados. Atualmente, ele ressalta que o Sicredi continua acolhendo essas necessidades, mas não pensando no extremo, e sim oferecendo produtos e serviços que possam ajudar o membro da instituição a se desenvolver e gerar resultado econômico. “Mas a gente tem certeza que existia um ideal. O ideal era gerar prosperidade. E esse ideal permanece hoje, nesse propósito de gerar prosperidade, pensando claramente que isso são questões relacionadas à solidariedade, à justiça, à paz social. Quando as pessoas prosperam, quando as pessoas estão suprindo suas necessidades, isso remete para a paz social também”, afirma.
Segundo o presidente, o Sicredi teve um forte compromisso na reconstrução dos municípios atingidos na enchente deste ano, com R$ 90 milhões já alocados. Na área de atuação da cooperativa, foram 2.775 associados afetados pelas cheias. “É da essência do cooperativismo a atuação em momentos de crise”, expressa.
E para continuar fortalecendo sua presença na comunidade, o Sicredi se prepara para inaugurar sua nova agência no município. Em 14 de dezembro, dentro da programação dos 200 anos da Imigração Alemã, ocorre a abertura da nova unidade em Linha Santa Cruz.
Participaram da apresentação de números e ações da cooperativa na região, além do presidente Heitor Petry, o diretor Executivo, Márcio Algayer;
a diretora de Operações, Daniele Mann; e o coordenador de Cooperativismo e Sustentabilidade, Marco Antônio da Rocha.
Empurrão para continuar
A jovem agricultora Lidiane Frantz, de Linha Andrade Neves, Santa Cruz, participou do evento e compartilhou seu relato após o auxílio da cooperativa com a doação de mudas para os feirantes, em decorrência da enchente de maio. Lidiane integra a Associação de Feirantes de Santa Cruz e comercializa na feira de Monte Alverne. Ela relatou que nas feiras havia escasso alimento após a chuvarada. E o Sicredi doou mudas e com incentivo da família, a jovem cultivou alimentos. Foi o que propiciou a retomada, fortaleceu as feiras, as comunidades, quem adquiriu também, os municípios como um todo, relatou. “Foi um empurrão dado para a gente continuar”, frisou.
Notícias relacionadas

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas
