Empresa combina tecnologia de impressão 3D e saúde
Durante o Gauten Summit, que teve início nesta quinta-feira (24) e segue movimentando Santa Cruz nesta sexta-feira (25), a startup Limbx fez uma apresentação que promete democratizar a acessibilidade a próteses. A empresa, que combina tecnologia de impressão 3D e saúde, busca tornar as próteses acessíveis a um público mais amplo.
LEIA TAMBÉM: Primeira edição do Gauten Summit é aberta oficialmente em Santa Cruz
Janaína Beling, representante da Limbx, apresentou a proposta inovadora da empresa. "A gente traz a impressão 3D para o desenvolvimento de próteses, para trazer uma acessibilidade para os pacientes. A gente sabe que hoje as próteses são extremamente caras na questão de importação e que a população que necessita de uma prótese ou que se beneficiaria da utilização é significativa no nosso meio", explicou.
Segundo Janaína, cerca de 7% da população brasileira poderia se beneficiar do uso de uma prótese, mas não o fazem devido a questões financeiras. A Limbx pretende mudar esse cenário oferecendo próteses mioelétricas, que utilizam a contração muscular para movimentação, permitindo maior precisão.
"A proposta de uma prótese mioelétrica é diferente de uma prótese biônica, quando muitas vezes a gente pode realizar apenas a movimentação de rotação da mão ou apenas da movimentação de um dedo único. Aqui, a gente busca então tentar devolver para o paciente essa motricidade fina, derealizar movimentos do seu dia a dia com maior precisão", ressaltou Janaína.
O desenvolvimento da empresa tem sido notavelmente rápido. O projeto teve início em novembro de 2022 e já está na fase de testes de protótipos. Os fundadores da Limbx, representados por Natã Vargas (CEO), Rafael Taufer (COO) e Kieran Rocha (Product Development Intern), estão focados em tornar a prótese mais resistente e adequada às necessidades individuais de cada paciente.
Notícias relacionadas

Instituto Crescer Legal celebra uma década de transformação social no meio rural
Iniciativa do SindiTabaco já formou mais de mil jovens aprendizes e promove alternativas ao trabalho infantil no campo

Governo do Estado formaliza ações para construção de parque memorial e novas moradias em Cruzeiro do Sul
Medidas de reconstrução e que integram o Plano Rio Grande superam R$ 122,8 milhões de investimentos

Coisas que a vida ensina
Dias corridos. Problemas. Contas pra pagar. Dores que insistem. Compromissos que não esperam. A verdade é que nossos dias estão cada vez mais cheios, né? Mas, com um pouco de dedicação — e uma boa dose de entusiasmo, ainda podemos…

Empresa gaúcha líder em tecnologia automotiva mira Centro de Desenvolvimento e Inovação em Santa Cruz
Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, Anderson Dick revelou que o projeto representa um retorno às origens