Geral

Startup de Santa Cruz desenvolve tecnologia para democratizar acesso a próteses

Publicado em: 24 de agosto de 2023 às 19:49 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 12:16
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Nicolas da Silva/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Empresa combina tecnologia de impressão 3D e saúde

    Durante o Gauten Summit, que teve início nesta quinta-feira (24) e segue movimentando Santa Cruz nesta sexta-feira (25), a startup Limbx fez uma apresentação que promete democratizar a acessibilidade a próteses. A empresa, que combina tecnologia de impressão 3D e saúde, busca tornar as próteses acessíveis a um público mais amplo.

    LEIA TAMBÉM: Primeira edição do Gauten Summit é aberta oficialmente em Santa Cruz

    Janaína Beling, representante da Limbx, apresentou a proposta inovadora da empresa. "A gente traz a impressão 3D para o desenvolvimento de próteses, para trazer uma acessibilidade para os pacientes. A gente sabe que hoje as próteses são extremamente caras na questão de importação e que a população que necessita de uma prótese ou que se beneficiaria da utilização é significativa no nosso meio", explicou.

    Segundo Janaína, cerca de 7% da população brasileira poderia se beneficiar do uso de uma prótese, mas não o fazem devido a questões financeiras. A Limbx pretende mudar esse cenário oferecendo próteses mioelétricas, que utilizam a contração muscular para movimentação, permitindo maior precisão.

    "A proposta de uma prótese mioelétrica é diferente de uma prótese biônica, quando muitas vezes a gente pode realizar apenas a movimentação de rotação da mão ou apenas da movimentação de um dedo único. Aqui, a gente busca então tentar devolver para o paciente essa motricidade fina, derealizar movimentos do seu dia a dia com maior precisão", ressaltou Janaína.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O desenvolvimento da empresa tem sido notavelmente rápido. O projeto teve início em novembro de 2022 e já está na fase de testes de protótipos. Os fundadores da Limbx, representados por Natã Vargas (CEO), Rafael Taufer (COO) e Kieran Rocha (Product Development Intern), estão focados em tornar a prótese mais resistente e adequada às necessidades individuais de cada paciente.