Covid 19

Após recurso, Vale do Rio Pardo mantém bandeira vermelha

Publicado em: 24 de agosto de 2020 às 16:45 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 15:03
  • Por
    Rafael Henrique de Oliveira Santini da Cunha
  • Fonte
    Portal Arauto e Governo do Estado do Rio Grande do Sul
  • aa.png
    compartilhe essa matéria

    Dados definitivos do modelo foram divulgados na tarde desta segunda-feira

    O Governo do Estado divulgou nesta segunda-feira (24) as bandeiras definitivas do modelo de Distanciamento Controlado. O Vale do Rio Pardo mais uma vez encaminhou recurso, porém desta vez, o Gabinete de Crise não aceitou o pedido. De acordo com o governador Eduardo Leite, o aumento de hospitalização e a diminuição da disponibilidade de leitos em hospitais fez com que a região mantivesse a bandeira, mesmo após o recurso.

    Divulgado na última sexta-feira (21), o mapa preliminar da 16ª rodada trazia 13 regiões com alto risco epidemiológico. Depois de análise dos 10 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações regionais, o Gabinete de Crise acatou apenas o recurso apresentado pela região Covid de Guaíba, resultando em nove bandeiras laranja (risco médio) e 12 na cor vermelha.

    Santo Ângelo, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Passo Fundo tiveram o pedido indeferido e permanecem em bandeira vermelha, juntamente com Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre Pelotas e Palmeira das Missões, que já estavam com essa classificação e não apresentaram pedido de reconsideração. 

    As regiões que quiserem adotar protocolos distintos dos recomendados para cada bandeira pelo Estado devem elaborar planos estruturados próprios, aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos da região Covid, avalizados por equipe técnica e encaminhados para o Gabinete de Crise, exclusivamente via formulário eletrônico, com no mínimo 48 horas de antecedência do início da vigência de seu plano.

    De acordo com a assessoria da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), uma reunião será realizada às 20h desta segunda-feira para solicitar a cogestão. Nesta terça-feira (24), os prefeitos vão emitir decreto com base nesse plano. Após analise do Estado, passa a ser validado.

    Até esta segunda-feira, nove regiões – Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas e Lajeado – já estavam sob o sistema de cogestão e o pedido de Uruguaiana está sob análise.

    Regra 0-0

    Depois da análise de recursos, o Estado ficou com 302 municípios sob bandeira vermelha, o que corresponde a 68,1% da população gaúcha (7.719.002 habitantes). Desse total, 130 municípios não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento – equivalente a 5,4% da população gaúcha (613.419 habitantes).

    As prefeituras dessas cidades se adequam à chamada Regra 0-0 e podem, portanto, adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio. Basta que mantenham atualizados os registros nos sistemas oficiais e adotem, por meio de decreto, regulamento próprio, com protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja.

    Na região, ficam em bandeira laranja os municípios de Gramado Xavier, Herveiras, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Sinimbu e Vale do Sol.

    Confira a divulgação: