Região

Wickert defende participação da Amprotabaco na COP 8

Publicado em: 24 de agosto de 2018 às 15:26 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 11:54
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Arquivo/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Evento será realizado em Genebra, na Suíça

    Em pronunciamento na tarde dessa quinta-feira (23), o Prefeito de Venâncio Aires, e Tesoureiro da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Giovane Wickert discutiu a importância de da preparação do Brasil na 8ª Conferência das Partes (COP8), que será realizada em Genebra, na Suíça, em outubro. 

    Representando a Amprotabaco, Wickert confirmou a participação da entidade na Convenção e reforçou a solicitação de uma credencial de público ou de observador para um integrante da Associação para que possa acompanhar os debates e encontros da COP. “Precisamos distensionar alguns conflitos existentes e é de extrema importância que neste momento se abra a oportunidade de podermos participar, reforçando assim a necessidade do reconhecimento da evolução socioeconômica dos produtores de tabaco nas últimas décadas”, afirmou.

    O Prefeito, que gere uma das maiores cidades produtoras de tabaco do país, apresentou a evolução da diversificação e enfatizou a necessidade de aprofundar o tema da criação de um Fundo Internacional e Nacional de Diversificação de acesso a recursos direto aos Municípios produtores de tabaco. “Justamente porque os municípios produtores de tabaco se destacam na exportação, na pequena agricultura, na produção de alimentos e no combate ao êxodo rural. Precisamos ter um olhar mais cuidadoso para isso e buscar urgentemente uma forma de enfrentar a questão do contrabando que abastece mais de 1/3 do mercado Brasileiro, atingindo direto os resultados na saúde pública e também na questões sociais e econômicas”. 

    Além da Amprotabaco, que também conta com a participação do Secretário Executivo Dalvi Soares, participam da audiência outras 15 entidades inscritas, além de representantes governamentais, ONGs, associações médicas e lideranças como o Secretário da Afubra, Romeu Schneider; Carlos Galant reprsentando a Abifumo e o Sinditabaco que está representado por Valmor Thessing.