Região

Procura por vacinas contra a febre aftosa é baixa em Santa Cruz

Publicado em: 24 de maio de 2017 às 11:10 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:02
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Falta apenas uma semana para o fim da primeira etapa da campanha

    Menos da metade dos criadores de gado de Santa Cruz do Sul já procuraram o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para adquirir as doses da vacina contra a febre aftosa. O número é baixo, considerando que a primeira etapa da campanha de vacinação encerra na próxima quarta-feira (31). Segundo dados da Inspetoria Veterinária do município, de 3.245, apenas 1.530 apresentaram a nota que comprova a compra e aplicação das doses nos animais até esta quarta-feira (24).

    O número representa 47% do total e preocupa, segundo a responsável pela inspetoria de Santa Cruz do Sul, Cintia Andrade. "Esperávamos uma procura maior, até porque a tendência a partir de agora é de que falte vacina nos postos credenciados devido a alta demanda", disse. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais é o único posto credenciado para venda do produto no município, que tem cerca de 29 mil animais a serem vacinados.

    Vera Cruz e Vale do Sol atendem a expectativa

    Nos municípios vizinhos a realidade é outra, garante o inspetor veterinário de Vera Cruz, Daniel Meneses. Em Vera Cruz, cerca de 500 criadores, dos 2.000 cadastrados, já compraram as doses, o que representa 75% do total. Já em Vale do Sol, os números são ainda melhores e chegam a 83% dos criadores que já vacinaram o seu rebanho. "A procura é positiva até agora, mas ressaltamos a importância de que se procure as agropecurárias o quanto antes", afirmou. Em Vera Cruz, são cerca de 17 mil animais a serem vacinados. Já em Vale do Sol, aproximadamente 12 mil.

    A novidade nesta campanha para Vera Cruz é de que não somente a Clínica Veterinária Wazlawik possui as doses. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais também ofertará o produto. Em Vale do Sol, que não contava com ponto de venda, as vacinas podem ser adquiridas na Agropecuária Fritsch.

    A campanha se estende até o dia 31 de maio e é obrigatório imunizar o rebanho. Quem não vacinar será multado, além de não poder movimentar os animais.