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Mostra Científica evidencia a ciência na escola

Publicado em: 24 de março de 2022 às 08:07 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 11:34
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
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    Mais de 20 alunos e 13 professores apresentarão as diretrizes de suas pesquisas para o público visitante

    A Mostra Científica Verde é Vida novamente está presente na programação da Expoagro Afubra para apresentar os melhores projetos de pesquisa científica desenvolvidos por alunos nas 13 Regiões de Atuação do Verde é Vida no Sul do Brasil. Os 13 trabalhos finalistas para a etapa Sul-Brasileira estão expostos no Espaço da Inovação do Agro, localizado à esquerda do Pórtico de Entrada do Parque. Ao total, são sete selecionados do Rio Grande do Sul, quatro de Santa Catarina e dois do Paraná, com divisão proporcional ao número de cases inscritos por estado – essa é uma outra novidade da pesquisa científica desde o ano passado.

    O processo de estímulo à pesquisa para que os estudantes desenvolvam conhecimento mais profundo sobre as propriedades familiares e as comunidades começa nas próprias escolas, com os trabalhos dos alunos e professores. Depois da Etapa Escolar, acontece a Etapa Regional, onde os trabalhos científicos são apresentados através de cases e os melhores são selecionados para a Expoagro Afubra. Durante os quatro dias de Feira em 2022, um total de 26 alunos e 13 professores apresentarão as diretrizes de suas pesquisas para o público visitante – são 13 escolas e 13 trabalhos selecionados, sendo que cada trabalho tem um professor e dois alunos.

    Durante o ano letivo passado, o Verde é Vida deu início a mais uma etapa de seleção de projetos para a Expoagro Afubra de 2022. Devido a reflexos da pandemia, um dos diferenciais dessa temporada foi que tudo aconteceu de maneira on-line, inclusive a Etapa Regional. Um total de 49 escolas se inscreveram, com 49 trabalhos, que foram analisados por uma comissão avaliadora composta por alunos e professores de universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Cada trabalho recebeu cinco avaliações, considerando critérios como relevância para o crescimento do aluno e da agricultura familiar e contribuição para o desenvolvimento sustentável, entre outros aspectos técnicos.

    Os trabalhos selecionados:

    Biodigestor: uma solução para geração de biogás e biofertilizante, diminuindo a poluição em pequenas propriedades rurais, da EMEF Balduíno Brixner, de Arroio do Tigre/RS

    Vamos pensar: o que é lixo?, da EMEF Coronel Tomaz Pereira, de Venâncio Aires/RS

    Abelhas: pequenas ações, grandes lições, da EEEF Adolfo Mânica, de Boqueirão do Leão/RS

    Produção familiar de uvas e suas possibilidades de processamento artesanal: apontando ações de sustentabilidade, daEMEF Jacob Rech Segundo, de Arroio do Tigre/RS

    Inseticidas Naturais: qualidade de vida na produção de alimentos saudáveis, da EMEF Carlos Altermann, de Paraíso do Sul/RS

    O resgate de jardins no período da pandemia, da EMEF São João Batista, de Vale do Sol/RS

    Utilização dos dejetos da suinocultura na pequena propriedade rural, da EMEF Alfredo Jacobsen, de Camaquã/RS

    A escola no caminho da sustentabilidade, da CEM Frei Silvano, de Água Doce/SC

    Análise do conhecimento etno-herpetológico e ocorrência de acidentes ofídicos em uma comunidade escolar rural, da EM Ernesto Hachmann, de Capinzal/SC

    O composto de cada dia, da EM Rotary Fritz Lucht, de Joaçaba/SC

    Sangue de Andrade: Um milagre da natureza, da EMEB Albino Zanata, de Jacinto Machado/SC

    Como acontece a polinização no meio ambiente, da EM Favo de Mel, de Prudentópolis/PR

    Multiplicando as suculentas, da ERM José de Lima, de Rio Negro/PR