Projeto pode ser conferido na Expoagro Afubra no estande da Universidade
Localizado logo na entrada da Expoagro Afubra, o estante da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) conta com um projeto de bioconversão totalmente sustentável. Esse trabalho ocorre com o uso de larvas de mosca, muito conhecido nesse processo que transforma resíduos orgânicos, como restos de alimentos, em peso larval e biofertilizante.
A responsável pelo projeto de criação das moscas, que é veiculado ao seu doutorado, Daniela da Costa e Silva, explicou que o processo leva cerca de 21 dias até a obtenção do resultado final de bioconversão. “Após isso, as larvas são ideais para serem usadas na alimentação de galinhas e peixes e o biofertilizanrte pode ser usado diretamente na agricultura”.
Daniela disse que o projeto atua principalmente com resíduos de indústrias, mas pode ser usado em casa semelhante a uma composteira. “O processo de compostagem é mais eficiente e rápido e chamamos de um processo 100% sustentável, pois nada se perde”.
Quem tem interesse em ter esse processo em casa ou na indústria pode entrar em contato com a universidade para receber as informações necessárias e como prosseguir. De acordo com Daniela, as larvas são oferecidas ainda em ovos ou em estagio inicial. “Temos a consultoria para tirar duvidas da comunidade, pois esse processo tem ciclos e as larvas vão crescendo conforme se alimentam”, sublinhou.
A quantidade de larvas para cada composteira é fornecida conforme a quantidade de resíduos. Por exemplo, a cada quilo de material orgânico, é aconselhável duas gramas de larvas.
Notícias relacionadas

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas
