Cultura e Entretenimento

Samba-enredo da Acadêmicos do União vai festejar seu centenário na Marechal Floriano

Publicado em: 24 de fevereiro de 2023 às 11:39 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 17:50
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Desfiles acontecem neste sábado, a partir das 20h, no Centro

    A escola de samba Acadêmicos do União, conhecida como Uniãozinho, vai trazer a composição de Fábio Nunes no samba-enredo "Seu povo, sua história, a resistência centenária", no desfile do Santa Folia, neste sábado (25), na Rua Marechal Floriano, no Centro de Santa Cruz. Também passam pela avenida a Imperadores do Ritmo, Imperatriz do Sol, Império da Zona Norte e Unidos de Santa Cruz.

    Os desfiles das escolas de samba estão previstos para iniciar na esquina da Rua Júlio de Castilhos e finalizar próximo ao Monumento do Imigrante. Em 2023 não haverá competição entre elas. De acordo com a organização, a competição seria um peso para as escolas nesta retomada, algo desnecessário para a festa.

    Fundada em 1972, na época como bloco de carnaval, a Acadêmicos do União foi campeã no último carnaval realizado no município, em 2016. A escola já soma mais de vinte conquistas no carnaval de Santa Cruz. As cores da escola são azul e branco e o símbolo é a águia. Em 2023, a Sociedade União completa um século de atividade.

    "Vamos ter elementos de uma festa de aniversário, trazendo a memória e aspectos que foram importantes para a constituição da entidade, os baluartes, a resistência, os títulos e os projetos da própria sociedade", adianta a presidente da agremiação, Marta Nunes.

    Cerca de 120 integrantes vão participar do desfile na principal rua de Santa Cruz. A Acadêmicos do União terá entre cinco e seis alas, e ainda vai contar com destaques de chão, como grupo de passistas e de crianças.

    Para a presidente da Acadêmicos do União, o grande período sem desfiles cria difiuldades para manter figuras importantes dentro da escola. "Maior dificuldade é repor funções importantes dentro da escola, como porta-bandeira e mestre-sala, por exemplo, que leva anos para serem formados. Então a gente precisa da conversa próxima com a comunidade, fazendo com que as pessoas voltem aos barracões para prestigiar e participar da festa junto conosco novamente", salienta Marta.

    Carros alegóricos

    Em 2023, a organização decidiu vetar a presença dos carros alegóricos no desfile. Para Marta Nunes, a medida acabou prejudicando a Acadêmicos. "Temos dois carros alegóricos em condições de serem colocados na avenida, que infelizmente não poderemos utilizar por essa imposição. Ela permite elementos alegóricos, então vamos tentar trabalhar em cima disso para garantir a presença dos nossos mais antigos, da nossa velha guarda. Essa decisão atingiu fortemente a nossa escola no ano do centenário. Por sermos a escola mais antiga, temos membros de mais idade que estariam participando do desfile em cima dos carros. Estamos contornando isso e acreditamos que vamos conseguir fazer uma apresentação bem legal, contemplando todas as pessoas que fazem parte da nossa história", disse. 

    Marechal Floriano

    Por fim, a presidente reconheceu o papel do novo local de desfiles como uma vitrine para o carnaval de Santa Cruz do Sul. "É uma via que está muito bem organizada. Espero que essa vitrine seja importante para as escolas de Santa Cruz. Acredito que, se tratando de desfiles, ainda precisariam ser feitas algumas adequações por causa de espaço, mas foi uma decisão que a gente acatou e vamos fazer o nosso melhor. Temos altas expectativas quanto ao desfile e esperamos que seja bom para todas as escolas, com um ótimo desfile para a comunidade", finalizou.