Objetivo principal é qualificar a guarnição, aumentando a qualidade do serviço a ser oferecido à população
Cerca de 20 bombeiros, entre civis, militares e comunitários, participam ao longo desta quinta-feira (24) de um treinamento que promete qualificar ainda mais os profissionais da área de abrangência do 6º Batalhão de Bombeiros Militar com sede em Santa Cruz do Sul. Além da teoria, o treinamento – que conta com cinco instrutores – foi dividido em três oficinas relacionadas a salvamento veicular, simulando o que ocorre no dia a dia dos bombeiros. A iniciativa é realizada também através de um convênio com a Receita Federal.
O subcomandante do 6º BBM, Joel Dittberner, conta que a primeira oficina é a de estabilização, ou seja, quando os bombeiros chegam na ocorrência a tarefa que é feita inicialmente é verificar se o local está seguro. "Precisamos estabilizar a vítima e o bombeiro precisa estar seguro para trabalhar", destaca. Ele ainda explica que para poder retirar a pessoa de dentro do veículo costuma ser necessário fazer algum corte de porta, teto e retirada de peças com o uso do desencarcerador e isso corresponde à segunda oficina do treinamento.
Já a terceira oficina é a de Atendimento Pré-Hospitalar, ou seja, consiste no processo de retirar a vítima nas condições em que está ou em condições ainda melhores: "Depois de ver que o local está seguro, depois de estabilizar o veículo, fazer a abertura de espaço para retirar a vítima, chega o momento de realmente tirar a vítima do veículo". O subcomandante explica que após a conclusão das três oficinas será simulada uma ocorrência real, de modo que se coloque efetivamente em prática todos os passos.
Ele destaca que integram as oficinas bombeiros civis e comunitários de Encruzilhada do Sul, Vera Cruz e Encantado e sempre que possível se busca oferecer esse tipo de qualificação: "Sempre que podemos, montamos essas oficinas e precisamos dos veículos, o que é muito importante, porque precisamos trabalhar com os veículos que encontramos na rua hoje. Em um convênio com a Receita Federal, foi possível obter esses veículos".
Quanto à importância do treinamento, ainda comenta: "Esse treinamento é muito importante, porque o bombeiro vai chegar na ocorrência e tudo isso não vai mais ser uma surpresa, porque já fez tudo antes. Isso vai resultar em um melhor atendimento à vítima e mais segurança no trabalho do bombeiro. No dia a dia os bombeiros fazem treinamentos diversos e como existem muitos veículos, há mais chance de ocorrências assim".
Confira fotos do treinamento:
Notícias relacionadas

Ladrões furtam moto em frente e uma papelaria em Rio Pardo
Crime foi registrado na manhã desta quinta e está sendo investigado

Polícia Civil conclui inquérito de homicídio em Albardão
Investigadores esclareceram por completo versão apontada pela defesa, de que vítima estaria portando arma de fogo

Condenada por ser conivente com abuso da própria filha se entrega à polícia
Caso em Santa Cruz ficou marcado por envolver padrasto de vítima, que foi sentenciado também pelos chamados golpes da casa própria. Ele foi capturado no Noroeste do Estado

Caminhoneiro que morreu em acidente será sepultado nesta quinta-feira em Venâncio Aires
Ele conduzia um caminhão que colidiu com uma carreta, na VRS-035