Conquista ocorreu neste sábado na Áustria
O Brasil conquistou uma medalha inédita no 5º Mundial de Juniores de Eisstocksport. A equipe sub-19 foi a terceira colocada na modalidade individual por equipe. A conquista ocorreu na manhã deste sábado (24), em Amstteten, na Áustria, onde ocorrem as competições. Luís Eduardo Kaufmann, Laura Elisa Pretzel, Ana Carolina Weber e Igor Simianer subiram ao pódio para receber medalha de bronze.
Antes da medalha os atletas, mais a jovem Sofia Gassen, já haviam beliscado a terceira colocação na categoria por equipe, que acabou com a Lituânia pela maior pontuação no coeficiente. O número de pontos por vitórias, no entanto, foi o mesmo, e o Brasil terminou em quarto, a frente da Itália, Austrália e Bielorrússia, países que tradicionalmente tem bons resultados por treinarem no gelo. Ao todo, a modalidade reuniu 12 países (além dos já citados: Áustria, Alemanha, Finlândia, República Tcheca, Eslovênia, Polônia e França).
“Vocês não tem ideia do quanto a gente treinou no calor brasileiro, para comemorar hoje no gelo. Assustamos a Europa. Eles hoje nos respeitam, porque não foi sorte, foi mérito total nosso, a gente construiu cada vitória. Estamos muito felizes por levar essa medalha para o Brasil. A gente se esforça por esse esporte, que esta crescendo muito. Sonhamos que um dia faça parte das Olimpíadas de Inverno. A gente realmente ama o Eisstocksport”, relatou emocionado o atleta Luís Eduardo Kaufmann, logo após a conquista.
“Foi difícil jogar no gelo, começamos com percalços no individual. Inicialmente não nos adaptamos na pontuação, mas no final conseguimos superar e subir ao pódio. Estamos muito contentes com o apoio de todos e queremos agradecer cada um pelas mensagens de carinho e pela torcida”, descreveu Kaufmann. “Estou muito feliz por representar o Brasil nessa grande conquista. É com grande emoção e muito orgulho que agradecemos a toda torcida, que fez a diferença. É inexplicável esse sentimento. Obrigada a todos”, disse Laura Pretzel.
Presidente da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport – FGDE, Sergio Luiz Böhm, disse estar “extremamente feliz com a conquista de mais essa medalha para o Eisstocksport do Brasil. O sub-19, que disputou com 12 outros países, acostumados a jogarem no gelo, foi lá, venceu e conquistou a medalha de bronze. Para nós é um orgulho. É uma alegria que não tem como descrever. Queremos dizer a toda a região que com responsabilidade essa juventude leva uma medalha de bronze para o Brasil, disputada em cima do gelo”, frisou.
Ele ainda ressaltou o quarto lugar na modalidade por equipe, que por um detalhe não subiu ao pódio. “A delegação está em festa, observando como o resto do mundo olha para o Brasil com respeito no Eisstocksport. O ginásio aplaudiu esses jovens de pé e isso é um orgulho muito grande para nós e para mim como presidente da Federação. Semana que vem teremos o adulto e quem sabe conquistamos mais medalhas”, finalizou agradecendo a todos que colaboraram para a conquista.
A 12ª edição do Campeonato Mundial de Eisstocksport iniciou com o Juniores na terça-feira (20) e segue na próxima semana com o adulto masculino e feminino. O Brasil viajou com uma delegação de 23 pessoas entre atletas e familiares, que representam a FGDE. A competição reúne 25 países. O torneio segue até 3 de março.
Notícias relacionadas
Avenida inicia pré-temporada visando o Gauchão 2025
O clube já anunciou 23 jogadores que farão parte da equipe na disputa do estadual
Ceisc União Corinthians viaja para dois jogos em São Paulo
Adversário serão Mogi Basquete, nesta quarta, e São José, na sexta
Avenida alerta para golpes envolvendo nome do clube
Golpistas estariam entrando em contato com pessoas oferecendo vagas na equipe profissional, mediante pagamento de taxas ou envio de informações pessoais
Venâncio-airense é bicampeã da Copa dos Campões de Fisiculturismo
Viviane Rosa levantou o troféu nesse domingo, em Porto Alegre