Encontro ocorre nesta sexta-feira, na Câmara de Vereadores
Ocorre nesta sexta-feira (24), a partir das 14h30min, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, uma audiência pública a respeito da concessão da RSC-453, que integra o Bloco 2 do plano de concessão das rodovias gaúchas, apresentado pelo Governo do Estado.
Além da RSC-453, o projeto vai contemplar as ERSs 128, 129, 130, 135 e a 324, além da BR-470, que estão localizadas no Vale do Taquari e na Região Norte do Rio Grande do Sul.
A audiência pública tem como objetivo entender as demandas e acolher as dúvidas e sugestões da comunidade e das Administrações Municipais. Entre os temas que devem ser debatidos está a instalação de uma praça de pedágio no modelo free flow no quilômetro 10 da rodovia, em Venâncio Aires.
A Capital do Chimarrão pretende apresentar e reforçar demandas que já foram encaminhadas ao Governo do Estado, conforme a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza. Para isso, segundo ela, um dossiê com diversas informações foi montado. “Justamente pensando na possibilidade de nós levarmos a essa discussão todas as demandas que a gente já vem levando ao conhecimento do Estado, ao conhecimento da EGR também, principalmente [com relação] a nossa travessia na 453 e as vias laterais, que é extremamente necessário”, destaca.
Além disso, a Administração de Venâncio Aires pretende propor a criação de um comitê participativo. “Um dos objetivos é então a criação do comitê, que pode participar tanto sociedade civil quanto poder público, os Coredes também terão cadeiras, podemos dizer assim, nesse conselho. A gente precisa estar presente, a gente quer debater tudo isso e a gente quer acompanhar muito de perto a duplicação da 453, porque é toda a extensão de Venâncio que entra nesse processo, então as demandas são gigantes”, reforça.
O modelo de concessão vai abranger 32 municípios, em quase 415 quilômetros de extensão, e estabelece duplicações, terceiras faixas e adoção do sistema de pedágio free flow. Entre os destaques estão a construção de 16 pontes em cota elevada e o reforço de camadas drenantes nas duplicações.
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