Santa Cruz

Obras da BR-471 devem passar por nova licitação; leia detalhes

Publicado em: 24 de janeiro de 2025 às 11:07 Atualizado em: 24 de janeiro de 2025 às 11:12
  • Por
    Kássia Machado
  • Colaboração
    Leandro Porto
  • FOTO: NÍCOLAS DA SILVA/PORTAL ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Prefeitura deve atualizar cálculos e projetos para retomar e concluir intervenções paralisadas pela Operação Controle

    Sob nova administração, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul pretende retomar a licitação e concluir as obras na BR-471. Para que isso ocorra, primeiramente será realizado um levantamento da atual situação das intervenções, com a atualização de cálculos e projetos. A informação foi repassada pelo secretário de Governança e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News 89,9 FM.

    Segundo ele, os moradores que residem nas proximidades da rodovia e empresários que têm estabelecimentos nas imediações têm sido amplamente penalizados pelas ações inacabadas. Para solucionar esse problema, com o lote 1 paralisado via judicial e o lote 2 bloqueado de forma administrativa, a Prefeitura vai rescindir o contrato do lote 2 e indenizar a empresa responsável pelas obras.

    “Com a empresa, a gente vai fazer o levantamento técnico e submeter isso a eles para pagamento e, depois, em uma conversa que já alinhamos com o próprio Ministério Público, nós vamos licitar o trecho que falta, provavelmente em um lote só, e vamos concluir aquela licitação, vamos concluir aquele serviço”, explica.

    Leia também

    O lote 1 das intervenções, sob responsabilidade da PAP Construtora e Incorporadora, foi paralisado judicialmente por conta das investigações da Operação Controle, deflagrada em novembro de 2023. O lote 2, executado pela Avante, também foi paralisado, mas de forma cautelar.

    Conforme Azevedo, a empresa responsável pelo lote 2 não tem nenhum envolvimento com a Operação Controle. “Mas o edital que deu origem àquela pavimentação é o mesmo, eram similares. Então não teria sentido a gente seguir uma obra com essa empresa, ainda que ela não tenha envolvimento, mas com o edital que está viciado. Então a gente tem que voltar à estaca zero”, esclarece.

    O objetivo da administração municipal é juntar os dois lotes de obras na BR-471 em apenas um para que a licitação seja refeita. A decisão também segue uma orientação do Ministério Público. De acordo com Azevedo, por ter vícios, o projeto também deve ser corrigido, embora deva servir como base para a sequência dos trabalhos.