Prefeitura deve atualizar cálculos e projetos para retomar e concluir intervenções paralisadas pela Operação Controle
Sob nova administração, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul pretende retomar a licitação e concluir as obras na BR-471. Para que isso ocorra, primeiramente será realizado um levantamento da atual situação das intervenções, com a atualização de cálculos e projetos. A informação foi repassada pelo secretário de Governança e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News 89,9 FM.
Segundo ele, os moradores que residem nas proximidades da rodovia e empresários que têm estabelecimentos nas imediações têm sido amplamente penalizados pelas ações inacabadas. Para solucionar esse problema, com o lote 1 paralisado via judicial e o lote 2 bloqueado de forma administrativa, a Prefeitura vai rescindir o contrato do lote 2 e indenizar a empresa responsável pelas obras.
“Com a empresa, a gente vai fazer o levantamento técnico e submeter isso a eles para pagamento e, depois, em uma conversa que já alinhamos com o próprio Ministério Público, nós vamos licitar o trecho que falta, provavelmente em um lote só, e vamos concluir aquela licitação, vamos concluir aquele serviço”, explica.
Leia também
O lote 1 das intervenções, sob responsabilidade da PAP Construtora e Incorporadora, foi paralisado judicialmente por conta das investigações da Operação Controle, deflagrada em novembro de 2023. O lote 2, executado pela Avante, também foi paralisado, mas de forma cautelar.
Conforme Azevedo, a empresa responsável pelo lote 2 não tem nenhum envolvimento com a Operação Controle. “Mas o edital que deu origem àquela pavimentação é o mesmo, eram similares. Então não teria sentido a gente seguir uma obra com essa empresa, ainda que ela não tenha envolvimento, mas com o edital que está viciado. Então a gente tem que voltar à estaca zero”, esclarece.
O objetivo da administração municipal é juntar os dois lotes de obras na BR-471 em apenas um para que a licitação seja refeita. A decisão também segue uma orientação do Ministério Público. De acordo com Azevedo, por ter vícios, o projeto também deve ser corrigido, embora deva servir como base para a sequência dos trabalhos.
Notícias relacionadas
Prefeitura vai auxiliar empresas para instalação no Distrito Industrial II
Na ocasião, os empresários relataram as necessidades mais urgentes, dentre as quais estão adequações nas tubulações da rede pluvial e drenagem
Pantano Grande recebe 3 mil turistas por dia ao longo do verão
Segundo levantamento realizado pela equipe da Secretaria Municipal da Sicomtur, o município conta com mais de 60 opções de hospedagem, entre pousadas formais e temporárias
Moradores do Santa Vitória solicitam sinalização e travessia no bairro
Pedido foi realizado durante reunião na última segunda-feira
Obra da Corsan pode deixar sete bairros sem água nesta terça-feira
O rompimento deve se estender durante toda a terça-feira