Geral

Presidente e vice da Amvat realizam visita ao Centro de Operações da RGE

Publicado em: 24 de janeiro de 2024 às 13:04 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 14:44
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Jarbas da Rosa e Edmilson Busatto debateram a demora no atendimento e restabelecimento de energia nos municípios

    O presidente e o vice-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), Jarbas da Rosa e Edmilson Busatto, respectivamente, estiveram no Centro de Operações Integradas da RGE nessa terça-feira (23). Durante o encontro, realizado em São Leopoldo, os dois, que também são prefeitos de Venâncio Aires e de Bom Retiro do Sul, falaram sobre o temporal que atingiu a região no dia 16 de janeiro.

    Ainda na reunião, Rosa e Busatto destacaram os relatos de clientes que ainda estão sem energia elétrica. Os representantes da Amvat buscavam informações sobre o atraso no restabelecimento dos serviços que afeta a vida de famílias e empresas.

    Após uma semana das intempéries e diante das dificuldades de comunicação, a Amvat decidiu acionar o Ministério Público (MP) solicitando a abertura de um inquérito civil para investigar e acompanhar o trabalho da RGE na região, com o objetivo de que sejam prestadas informações sobre o plano de contingência da concessionária para o Vale do Taquari, a troca de postes, cronograma de investimentos, entre outras ações.

    Veja ainda: Indicação de isenção do IPTU para atingidos pelo temporal tramita na Câmara

    Durante visita a sede da empresa, no entanto, os diretores Cristiano Pires, Fábio Calvo e Robson Cougo prepararam uma apresentação especial sobre os investimentos dos últimos anos nos municípios do Vale e destacaram o cumprimento das metas exigidas pela Aneel. Destacaram o grande número de equipes em atendimento durante o que foi considerado o maior evento clímático já registrado pela empresa na história do RS. Apesar disso, reconheceram falha na comunicação aos prefeitos e à comunidade. 

    O prefeito Jarbas da Rosa apontou que nunca foi vontade tensionar a relação com a RGE, mas buscar informações claras e trabalhar em conjunto no plano de investimentos e prevenção de novas catástrofes. "A natureza tem nos dado recados. E toda vez que uma intempérie acontece, é na porta do prefeito que a população bate. A empresa não tem tido uma comunicação clara e, por isso, estamos aqui. Para entender e melhorar", destacou. Jarbas da Rosa também convidou a direção da empresa para participar da próxima reunião da Associação de Prefeitos, no mês de março.

    Leia mais: Vítima do primeiro homicídio do ano em Venâncio Aires será sepultada nesta quarta-feira

    “Infelizmente nossa região foi, mais uma vez, muito afetada e estamos atuando em conjunto entre os municípios para atender aos anseios de muitas famílias que ainda aguardam o retorno da energia para retomarem suas vidas e seus negócios. Compreendemos as dificuldades e aguardamos o pronto reestabelecimento do serviço o quanto antes”, acrescentou o prefeito Edmilson Busatto.

    Nesta quinta-feira (25), Busatto representa o presidente Jarbas da Rosa em agenda no Ministério Público Estadual para tratar de explicações da RGE. O encontro foi buscado pela Associação de Vereadores do Vale do Taquari (Avat).