Veterinária Bruna Nedel Hermes destaca que é preciso redobrar a atenção para garantir o bem-estar do animal
A convidada desta semana para falar sobre os cuidados com os animais durante o período de férias é a veterinária Bruna Nedel Hermes. Ela está aqui para falar do bem-estar dos animais neste período de fim de ano, quando muitas pessoas tiram férias e viajam, a elevação da temperatura por conta da chegada do verão influencia também, e precisamos lembrar que assim como os seres humanos, os animais merecem respeito.
Existem alguns pontos-chave sobre os quais deve-se ter cuidado. No Natal, há a decoração que as pessoas normalmente fazem em suas casas. É preciso estar atento aos objetos pequenos que ficam ao alcance dos pets, pois estes podem ser ingeridos e causar transtornos. A árvore de Natal, por exemplo, pode ser um atrativo, principalmente para os felinos.
Cuidados com alimentação também são relevantes neste período, pois consome-se muitos alimentos diferentes que se oferecidos aos animais, podem comprometer a saúde. Uva, uva passa e chocolate são exemplos de alimentos que podem intoxicar o pet. “Há que se ter cuidado com os alimentos servidos para que não fiquem ao alcance dos animais”, lembra Bruna. Outro alerta é em relação às visitas. Orientar os convidados para que não ofereçam alimentos querendo agradar o pet pode ser uma boa dica.
Sobre as desinsetizações realizadas nesta época do ano, a veterinária recomenda isolar o animal do ambiente que vai receber o produto e salienta, também, que antes de reintroduzir o animal no ambiente é preciso fazer uma limpeza retirando resíduos que possam ser tóxicos.
Em caso de os donos saírem da casa, é indicado que a segurança do ambiente em que o animal vai permanecer seja verificada. Raças braquicefálicas têm dificuldades para respirar e, neste caso, a orientação é deixar o animal sob refrigeração. É recomendado, também, sempre oferecer água fresca aos animais. Em dias de muito calor, pode se colocar pedras de gelo na água. A sombra no ambiente é outra recomendação importante, assim como não manter o animal em um local fechado para evitar o aquecimento do organismo dele.