Agora, a prefeitura precisa protocolar o projeto para o recebimento do valor
Ainda neste mês, a vereadora do PTB, Bruna Molz, ingressou na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul com uma indicação para que sejam realizadas campanhas de esterilizações em massa de cães e gatos, através da aquisição de uma unidade móvel conhecida como “Castra-móvel”. Para viabilizar a aquisição, a vereadora fez uma visita ao deputado federal e agora senador recém-eleito, Luiz Carlos Heinze, em Brasília, quando solicitou uma emenda parlamentar para este fim. A boa notícia chegou nesta sexta-feira (23): Heinze priorizou Santa Cruz do Sul, junto a Secretaria de Vigilância em Saúde no Ministério da Saúde para que seja empenhado e pago o valor de R$ 150 mil para aquisição do veículo. Agora, a prefeitura precisa protocolar o projeto para o recebimento do valor.
Para Bruna, o castra-móvel vai reduzir o número de animais abandonados na rua, ter um controle maior de natalidade para cães em gatos, sendo que hoje a prefeitura tem uma licitação para castração dividida entre as ONG's e famílias carentes. "Mas é um número muito inferior ao que se precisa e muitas famílias não tem como irem até a clínica para que seja feita a castração. Com o castra-móvel, o veículo fica uma semana em um bairro, por exemplo, atendendo a população mais carente deste local, que quer castrar o seu animal", fala.
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul informou hoje (23) que na segunda-feira (26), técnicos da secretaria de Saúde e da secretario do Meio Ambiente irão trabalhar na elaboração de um projeto técnico para submeter ao Ministério da Saúde. Segundo o secretário de Sáude, Régis de Oliveira Júnior, primeiro, é preciso definir um formato, modelo de atendimento e o valor de contrapartida da Prefeitura. "Por exemplo, é necessário prever se o Município irá adquirir um ônibus e adaptar ou adaptar um ônibus cedido por uma empresa privada. Faremos o possível para tirar o projeto do papel o mais rápido possível", complementa.
Saiba mais
O “Castra-móvel” consiste em um ônibus especialmente adaptado com materiais cirúrgicos, além de um local adequado para o atendimento pós-operatório dos animais e divulgar a guarda responsável. As operações do “Castra-móvel” devem ser feitas por médicos veterinários da prefeitura, ou conveniados. O serviço seria ofertado exclusivamente para famílias de baixa renda que já são atendidas por programas sociais. Essas pessoas seriam avisadas previamente do dia e horário do serviço. O “Castra-móvel” atenderia os animais de bairros periféricos com características socioeconômicas e culturais deficientes, assistidos pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
Relembre
Notícias relacionadas
“Vocês vão ver um jogo pesado contra Corsan”, diz Sérgio Moraes sobre qualidade da água em Santa Cruz
Prefeito eleito comentou os problemas que estão sendo observados no município
Comitiva gaúcha marca presença em feira internacional de cadeias de suprimentos na China
Objetivo da visita é observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates
Após reclamações sobre calor durante Enart, vereador propõe estudo para climatização do Arnão
Indicação é de Serginho Moraes, do Partido Liberal