Geral e Região

Aluna da Escola Harmonia vai para a final das Olimpíadas da Língua Portuguesa

Publicado em: 23 de novembro de 2016 às 07:57 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 10:58
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Do Rio Grande do Sul ela será a única representante na categoria Crônicas

    Professores, pais e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Harmonia, do Bairro Santa Vitória, estão pra lá de orgulhosos. Daniela da Rosa, 14 anos, aluna do 9º ano, está classificada para a final das Olimpíadas da Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, que acontece a cada dois anos. Entre os dias 12 e 14 de dezembro ela estará em Brasília competindo com outros 38 estudantes de vários estados do país, na categoria Crônicas. Do Rio Grande do Sul ela será a única representante na categoria. Antes disso ela foi selecionada na própria escola e passou nas etapas municipal e estadual.

    Na manhã desta terça-feira (22), acompanhada pela professora Maira Andrea Leite da Silva, pela diretora da escola, Sayonara Farias, e pela secretária municipal de Educação e Cultura, Jaqueline Marques, a menina foi recebida pelo prefeito Telmo Kirst. A Emef Harmonia já participou em quatro oportunidades da semifinal, mas chega à final do concurso pela primeira vez.

    Para a professora de língua portuguesa, Maira Andrea, que fez a inscrição no concurso, acompanhou e orientou Daniela no decorrer de todo o ano letivo, o resultado é um grande incentivo para os colegas e uma demonstração de que a escola pública tem seu valor.  “Depois disso fica mais fácil mostrar para os alunos que é possível, que isso não é um sonho. Sempre digo a eles que o que desejam pode se tornar realidade, desde que eles realmente se empenhem e queiram isso”, defendeu. 

    Apesar de bem jovem, Daniela já deixa uma lição para quem quiser seguir seus passos. “Desde pequena eu tive dificuldades para ler e escrever, mas depois que engatei não parei mais. Cada livro é uma aventura. Quero que todo mundo saiba que as palavras podem mudar tudo, mudam o sentido da vida. Mesmo que eu não tivesse passado para a final eu estaria feliz. Ter chegado aqui é uma vitória”, resumiu.