Grupo capitaneado pelo presidente do PL local, Marco Borba, foi aprovado pela prefeita Helena Hermany para conduzir trabalhos
Foi dado início ao processo de transição que marca a troca de governo em Santa Cruz do Sul. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, o advogado Marco Borba, presidente do PL no município e representante da equipe de transição do governo Sérgio Moraes, confirmou que nesta terça-feira (22) ocorreu a primeira reunião definida pela atual prefeita, Helena Hermany, junto com o procurador geral do município, Eduardo Rech, momento em que iniciou efetivamente esse processo.

MARCO BORBA CONDUZ A EQUIPE DE TRANSIÇÃO | EDUARDO WACHHOLZ
Borba explicou que antes, no entanto, entendia que a Prefeita deveria analisar os nomes da transição e que ficasse à vontade para vetar algum entre os 10 nomes propostos para compor essa equipe de transição. “Não adianta chegar com um ônibus carregado na frente da Prefeitura, não é por aí”. Antes de encaminhar o ofício com os nomes, portanto, Borba sugeriu que passasse pelo crivo da Prefeita. “Para nossa felicidade, nenhum foi vetado, todos foram aceitos”, disse, explicando que nesta quarta-feira (23) será entregue o ofício formalizando os nomes que integram a transição e após isso, será feito contato com cada secretário de pasta para se inteirar da área correspondente, da estrutura de atendimento.
Ainda desse início de processo de transição, o Presidente do PL de Santa Cruz elogiou prefeita Helena, que permitiu à equipe de transição que olhe para o orçamento de 2025, uma parte sensível, opina Borba, pois é o prefeito eleito que vai tocar o plano no ano seguinte. A transição iniciou de forma muito tranquila, resumiu ele. Além do grupo da transição, existe o grupo que formatou plano de governo e que vai trabalhar para unificar as informações colhidas ao planejamento da nova gestão.
Bancada do PL
O Presidente do PL falou na Arauto News ainda sobre a reunião envolvendo a bancada do PL, a maior eleita para a Câmara de Vereadores de Santa Cruz para 2025, com cinco vereadores eleitos: “todo mundo quer ser presidente”, brincou. Marco Borba considera normal essa disposição no início de legislatura, todos procuram seu espaço. O momento, ressaltou ele, é de paciência, muita calma e atitude de tentar pacificar e não exaltar os ânimos.
Da mesma forma, a definição de líder de governo, na visão de Borba, passa por uma pessoa que transite e tenha diálogo por todos os partidos, com todas as lideranças. Alguém que converse com todos e não tenha objeção pelos demais, enxerga ele.
Repercutindo ainda o pleito do início do mês, o Presidente do PL frisou que o desempenho na votação dos vereadores era, de certa forma, esperado, pela conquista de tantas cadeiras, porque a política tem muito de matemática, frisou. “Os Moraes sempre fizeram mais de 30 mil votos e a legenda sempre faz uma grande bancada”, arrematou.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão