Grupo capitaneado pelo presidente do PL local, Marco Borba, foi aprovado pela prefeita Helena Hermany para conduzir trabalhos
Foi dado início ao processo de transição que marca a troca de governo em Santa Cruz do Sul. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, o advogado Marco Borba, presidente do PL no município e representante da equipe de transição do governo Sérgio Moraes, confirmou que nesta terça-feira (22) ocorreu a primeira reunião definida pela atual prefeita, Helena Hermany, junto com o procurador geral do município, Eduardo Rech, momento em que iniciou efetivamente esse processo.
Borba explicou que antes, no entanto, entendia que a Prefeita deveria analisar os nomes da transição e que ficasse à vontade para vetar algum entre os 10 nomes propostos para compor essa equipe de transição. “Não adianta chegar com um ônibus carregado na frente da Prefeitura, não é por aí”. Antes de encaminhar o ofício com os nomes, portanto, Borba sugeriu que passasse pelo crivo da Prefeita. “Para nossa felicidade, nenhum foi vetado, todos foram aceitos”, disse, explicando que nesta quarta-feira (23) será entregue o ofício formalizando os nomes que integram a transição e após isso, será feito contato com cada secretário de pasta para se inteirar da área correspondente, da estrutura de atendimento.
Ainda desse início de processo de transição, o Presidente do PL de Santa Cruz elogiou prefeita Helena, que permitiu à equipe de transição que olhe para o orçamento de 2025, uma parte sensível, opina Borba, pois é o prefeito eleito que vai tocar o plano no ano seguinte. A transição iniciou de forma muito tranquila, resumiu ele. Além do grupo da transição, existe o grupo que formatou plano de governo e que vai trabalhar para unificar as informações colhidas ao planejamento da nova gestão.
Bancada do PL
O Presidente do PL falou na Arauto News ainda sobre a reunião envolvendo a bancada do PL, a maior eleita para a Câmara de Vereadores de Santa Cruz para 2025, com cinco vereadores eleitos: “todo mundo quer ser presidente”, brincou. Marco Borba considera normal essa disposição no início de legislatura, todos procuram seu espaço. O momento, ressaltou ele, é de paciência, muita calma e atitude de tentar pacificar e não exaltar os ânimos.
Da mesma forma, a definição de líder de governo, na visão de Borba, passa por uma pessoa que transite e tenha diálogo por todos os partidos, com todas as lideranças. Alguém que converse com todos e não tenha objeção pelos demais, enxerga ele.
Repercutindo ainda o pleito do início do mês, o Presidente do PL frisou que o desempenho na votação dos vereadores era, de certa forma, esperado, pela conquista de tantas cadeiras, porque a política tem muito de matemática, frisou. “Os Moraes sempre fizeram mais de 30 mil votos e a legenda sempre faz uma grande bancada”, arrematou.
Notícias relacionadas
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD
Governo conclui etapa japonesa da missão à Ásia com foco em desenvolvimento sustentável e negócios
A comitiva visitou centros de excelência em gestão de desastres e inovação e se reuniu com empresas
Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”
PF indiciou 37 pessoas por tentativa de golpe de estado
UPA e pediatria 24 horas em Rio Pardo podem avançar no ano que vem
Prefeito reeleito, Rógerio Monteiro, apresentou as principais metas para a sua próxima gestão