Encontro ocorreu com o Secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira, em Brasília
Nesta terça-feira (23), os deputados federal Heitor Schuch e estadual Elton Weber, juntamente com o presidente da Coohaf (Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar), Juarez da Rosa Cândido, participaram de uma reunião importante com o Secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira, em Brasília.
O encontro teve como pauta central o atraso no cadastro das famílias no programa Minha Casa Minha Vida Rural atingidas pela calamidade no Rio Grande do Sul, um problema que tem preocupado as lideranças políticas e o setor agrícola. A demanda é estimada em duas mil unidades no Estado.
O processo de cadastramento, realizado pela Defesa Civil dos municípios e encaminhado ao Governo Federal por meio do Sistema S2ID da Defesa Civil, está atrasado. Isso acontece porque, sendo uma novidade para as áreas rurais – já que este é o primeiro ano em que o procedimento ocorre dessa forma para o campo – as prefeituras estão enfrentando dificuldades e acabaram priorizando as áreas urbanas. Diante disso, os parlamentares solicitaram uma ampliação do prazo para o cadastramento.
Durante a reunião, destacaram a urgência de acelerar os trâmites e garantiram que seguirão acompanhando de perto essa demanda. Segundo Schuch, a reunião foi produtiva, e há confiança de que as pendências serão resolvidas em breve, permitindo que os agricultores possam finalmente ter acesso às suas novas moradias.
O deputado Heitor Schuch é presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar e o deputado Elton Weber da Frente Agropecuária Gaúcha.
Notícias relacionadas
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates
Após reclamações sobre calor durante Enart, vereador propõe estudo para climatização do Arnão
Indicação é de Serginho Moraes, do Partido Liberal
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura