Tempo

Defesa Civil emite alerta para chuva e vento forte no Vale do Rio Pardo

Publicado em: 23 de outubro de 2024 às 17:59 Atualizado em: 24 de outubro de 2024 às 08:32
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Instituto Nacional de Meteorologia
  • Foto: Eduardo wachholtz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    O Instituto Nacional de Meteorologia também informou a previsão da formação de um ciclone extratropical no RS

    A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta, na tarde desta quarta-feira (23), para chuva e vento forte em todo o Vale do Rio Pardo. Além disso, as condições climáticas podem resultar em raios e eventual queda de granizo.

    O órgão reitera que, caso a população seja surpreendida pelo tempo severo, é de extrema importância buscar abrigo. “Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança”, diz a nota.

    O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também informou a previsão da formação e do deslocamento do ciclone extratropical nesta quarta, principalmente entre a Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul. O tempo severo ocorre devido a um conjunto de sistemas meteorológicos que irão interagir e atuar no RS, Santa Catarina e Paraná nas próximas horas. Entre eles, áreas de instabilidade associadas ao ciclone extratropical e a frente fria que deverá se formar.

    Entre a noite desta quarta-feira (23) e madrugada de quinta-feira (24), o ciclone e uma frente associada a esse sistema começam a provocar temporais na metade sul do Estado Gaúcho. A medida que o ciclone avança em direção ao alto-mar, a frente fria ganha força sobre o Estado do Rio Grande do Sul intensificando os temporais.

    No geral, os ventos poderão variar de 50 a 70 km/h, com rajadas mais intensas ao redor dos 100 km/h. Há risco de alagamentos, principalmente em áreas urbanas e, os maiores volumes de chuva são esperados para o Rio Grande do Sul, principalmente na região da Campanha entre Santana do Livramento até o Chuí, com volumes entre 50 a 100 mm.

    Em caso de emergência ligue 190 ou 193.