Conteúdo Patrocinado

Com 120 anos de história, BAT Brasil apresenta novo Diretor Global de Pesquisa e Produção Agrícola

Publicado em: 23 de outubro de 2023 às 10:59 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:15
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Cristiano Rosa/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Gabriel Rezende iniciou sua carreira na empresa há 25 anos e salientou a evolução da empresa ao longo de sua história

    Um marco na história da BAT Brasil, anteriormente conhecida como Souza Cruz, foi comemorado. No estande da companhia na 38ª Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, executivos da BAT Brasil receberam autoridades, produtores e entidades parceiras para celebrar o 120º aniversário da empresa. O evento aconteceu momentos antes da abertura oficial da Oktoberfest na cidade.

    Natasha Kurrik, Diretora Nacional de Relações Externas, expressou sua gratidão à parceria com os produtores integrados e à importância histórica de Santa Cruz do Sul na trajetória da empresa: "Em 1917, a empresa fez a escolha de trabalhar com o pequeno produtor rural. Pessoas desta terra trabalharam com a ideia de que o futuro seria a sustentabilidade da pequena propriedade, e esse foi o nosso grande acerto. A parceria da empresa com os produtores e toda a comunidade é o maior diferencial da BAT."

    O destaque do evento foi a apresentação do novo Diretor Global de Pesquisa e Produção Agrícola da BAT, Gabriel Rezende, que iniciou sua carreira na empresa há 25 anos. Ele compartilhou sua trajetória, que começou após a conclusão de sua graduação em Engenharia Mecânica, em Cachoeirinha. Ao longo dos anos, Rezende teve a oportunidade de trabalhar em diversas áreas do negócio, tanto no Brasil como no exterior.

    Após um período de seis anos na matriz da empresa em Londres, Rezende expressou sua satisfação em liderar o Departamento de Tabaco, marcando seu retorno ao Rio Grande do Sul, seu estado natal, após mais de 18 anos. Rezende destacou a significativa produção de tabaco da BAT Brasil, que abrange mais de 370 municípios e supera 130 mil toneladas por safra, com ênfase no tabaco Virgínia. Ele ressaltou o trabalho contínuo do setor de pesquisa agrícola e a difusão de tecnologias, que aumentaram a produtividade em 50% na última década, beneficiando as famílias produtoras.

    O diretor também enfatizou a importância do Sistema Integrado de Produção de Tabaco, um modelo pioneiro criado pela BAT no Brasil, que se sustenta em três pilares: pacote tecnológico, assistência técnica com orientadores altamente capacitados e garantia de comercialização da safra. Este sistema, que se tornou uma referência global, tem sido replicado em outros setores do agronegócio, especialmente na agricultura familiar. A diversificação da produção, incluindo o programa "Milho e Feijão após a colheita de tabaco", foi elogiada por Rezende como uma iniciativa bem-sucedida.

    A BAT Brasil tem demonstrado seu compromisso com a agenda de ESG (Ambiental, Social e Governança), desde suas operações no campo até a indústria. A empresa possui diversas certificações, incluindo ISO 9001, 14001, 45001 e 50001. Gabriel destacou o uso de fontes renováveis de energia em todas as unidades da BAT Brasil como parte de seus esforços em direção a práticas mais sustentáveis.

    Falando em sustentabilidade, a BAT Brasil deu mais um passo importante: duas propriedades do Sistema Integrado de Tabaco entraram para a história e conquistaram a certificação internacional inédita para o setor através do FSA da plataforma SAI. O protocolo que incentiva a agricultura sustentável tem o intuito de verificar as melhores práticas ambientais, sociais e produtivas das propriedades rurais.

    Por fim, o diretor reforçou o compromisso da BAT Brasil com a construção de um "Amanhã Melhor", alinhando-se à Jornada de Transformação do Grupo BAT. O investimento em ciência, sustentabilidade, pesquisa, inovação e informação digital tem sido uma prioridade nos últimos anos, com aproximadamente oito bilhões de reais investidos globalmente em novas categorias de produtos.

    A presença da BAT em Santa Cruz do Sul tem sido crucial para o desenvolvimento regional e para a economia como um todo, gerando empregos e contribuindo significativamente para os impostos municipais, estaduais e federais. “A gente contribui bastante com a região com a geração de impostos e também com a geração de renda ao longo da cadeia. São milhares de empregos diretos e indiretos na unidade e isso gera riqueza para a sociedade como um todo. Também há 16,5 mil famílias que atuam como produtores integrados que garantem sua renda de forma justa e digna. O principal fator é esse, de ver como a economia circular e como a BAT Brasil é fundamental em todo esse processo”, finalizou Rezende. 

    Sobre a BAT Brasil

    A BAT Brasil está presente no país há 120 anos, atuando na produção e comercialização de cigarros. Em 1914, o Grupo BAT (British American Tobacco) passou a controlar a empresa familiar fundada por Albino Souza Cruz em 1903. A partir de 2020, a marca mudou de Souza Cruz para BAT Brasil, tornando o Brasil o país líder e o escritório central para o mercado Latam South do Grupo BAT, que engloba também Argentina, Chile, Cuba, Paraguai e Peru.

    A BAT Brasil está presente em todo o território nacional, atendendo mais de 4.800 municípios e possuindo 155 mil pontos de comercialização diretos pelo país. A companhia é reconhecida como uma das melhores empregadoras do Brasil, tendo recebido o prêmio Top Employer por 12 anos consecutivos. Atualmente, a empresa emprega mais de 4.600 colaboradores e gera milhares de empregos diretos e indiretos.