Escolha ocorreu em comum acordo entre os poderes Executivo e Legislativo do município
Além das unidades habitacionais garantidas através de programas dos governos Estadual e Federal, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul também se mobiliza para realizar construções com recursos próprios. A medida se faz necessária, segundo a Administração, porque as casas anunciadas pelo Governo do Rio Grande do Sul e pela União são insuficientes diante da demanda registrada.
Para conseguir dar prosseguimento no processo, a prefeitura elaborou um projeto de financiamento junto a Caixa Econômica Federal, que foi submetido a votação da Câmara de Vereadores. Após parecer favorável dos parlamentares, o Executivo passou a pesquisar áreas em potencial para a desapropriação e que atendessem os objetivos. A escolha da área também foi em conjunto entre com o Legislativo.
Leia também
Após definição, foi realizada a desapropriação amigável de uma área de aproximadamente 17 hectares, localizada entre os bairros Cascata e Passo de Estrela, em local alto, distante de área inundável. A área adquirida ao valor de R$ 4.647.934,15 já abrigou as granjas da Lacesa e Parmalat, e mais recentemente uma fábrica de paletes de madeira.
De acordo com a Administração Municipal, a área será ideal para contemplar especialmente aqueles que perderam suas moradias, não têm como voltar para onde residiam e não se enquadram nos programas do governo. Neste local a família deverá ganhar um lote em troca do que perdeu na enchente, em forma de permuta.
A partir de agora, o município encaminhará os trâmites burocráticos para escrituração e registro da área. Feito isso, a prefeitura dará início às obras de infraestrutura.
Notícias relacionadas
Vale do Rio Pardo quer superar 13 mil votos na Consulta Popular
A votação será realizada de 2 a 6 de dezembro, totalmente por meio digital (online, offline e WhatsApp), por meio do portal
ARAUTO REPÓRTER UNISC 28 de Novembro de 2024
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Programação da Christkindfest é lançada em Santa Cruz. ➡️ Sérgio Moraes se manifesta sobre qualidade da água em Santa Cruz. ➡️ Concessionária Rota de Santa Maria vai iniciar detonação de rochas para…
Santa Clara do Sul registra crescimento urbano de 69,5% em 12 anos
Dado consta no Censo 2022 realizado pelo IBGE
Seminário debate enfrentamento ao desastre climático registrado em 2024 no RS
O evento acontecerá no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre