Prefeitura autorizou que proprietários das terras façam a retirada da lenha para uso na propriedade e então iniciarão os trabalhos
Com a emissão da licença ambiental e manejo florestal feita pelo Departamento Municipal do Meio Ambiente (DEMA) para a continuidade do projeto da barragem na localidade de Dona Josefa, a fim de garantir água para os momentos de estiagem em Vera Cruz, a Administração Municipal autorizou os proprietários das áreas a fazer o corte e retirada da vegetação em suas terras e devido aproveitamento da lenha em suas propriedades, para a Prefeitura dar início à construção do barramento, numa área de 16 hectares. Segundo o prefeito Gilson Becker, não há prazo específico para isso acontecer, pois a parte de engenharia ainda trabalha em adequações do projeto. Enquanto isso, os proprietários podem fazer a retirada. Mas a área deve estar livre de vegetação para o momento de a água começar a acumular no local.
Carlos Seibert é um dos proprietários da área e destina cinco hectares para a barragem. Desses, há lenha em três hectares, de onde começou a retirada há uma semana, com a intenção de utilizar no consumo da propriedade. Ele sabe que logo mais a paisagem no local vai se transformar. Na propriedade da família, nunca chegaram a sentir os efeitos mais severos da estiagem, por exemplo, pois o arroio que corta a área nunca parou de correr.
“Mas esta obra é para um bem maior do município. É pensar para o futuro. Nós já tivemos perdas no pasto, no milho, mas não sofremos como em outras localidades pela falta de água”, comenta Seibert, sabendo da preocupação com o futuro e ciente do crescimento que Vera Cruz tem apresentado, o que justifica inteiramente a necessidade de construção de uma barragem que vá garantir água para o abastecimento da população. Nos 16 hectares de barragem será possível armazenar 300 mil metros cúbicos de volume de água. Em outros termos, seguindo o consumo atual de água pela população, suportaria 60 dias de seca, pois hoje são consumidos 5.400 metros cúbicos captados do arroio Andréas diariamente.
Notícias relacionadas

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas
